sábado, 10 de abril de 2010

Gosto dos Nelsons




Eu ouvia falar que Nelson Rodrigues era um reacionário. Lendo umas coisas dele na internet, vejo que não. Sempre há tempo pra aprender. Gostei dele. Quero um livro desse cara pra ler.

"Não há ninguém mais bobo do que um esquerdista sincero. Ele não sabe nada. Apenas aceita o que meia dúzia de imbecis lhe dão para dizer" (Nelson Rodrigues).

por Leno de Andrade

2 comentários:

Pseudokane3 disse...

É diante de dilemas como este que precisamos verificar as diferenças minuciosas entre termos como REACIONÁRIO e CONSERVADOR. Obviamente, Nelson não é um reacionário, não tem como ser. O que ele produziu já o deixa no rol dos gênios revolucionários de longe, mas... Há um moralismo melancólico em suas obras, há um senso conservador de "o que está acontecendo com esta sociedade?!", cuja resposta aponta diretamente contra uma moral burguesa falida e fodida (nos dois sentidos do termo), e é aí que fica evidente que Nelsinho Rodrigues só queria ser feliz ao lado dos ideais de família e feminilidade que ele foi ensinado desde pequeno a amar, mas... As coisas não são como desejamos, né? Ele é fabuloso! Amo e me identifico sempre, em especial agora, que descobri que amo meus familiares, olha só que choque! Amo-os!

WPC>

Unknown disse...

Perfeito! Seu comentário me deixou com mais vontade de ler. Há mesmo diferenças entre "reacionário" e "conservador".