segunda-feira, 12 de abril de 2010

SUPOSTO EX-VICIADO EM PAIXÃO (RESENHA CURTA)

Era um fã ardoroso da cantora Alanis Morissette quando adolescente. Não a ouvi quando foi lançado “Jagged Little Pill” (1995), quando ela chegou até mesmo em aparecer em programas de TV brasileiros, mas apaixonei-me pelo ‘single’ “Thank U”, terceira faixa do álbum “Supposed Former Infatuation Junkie”, de 1998. Antes que baixar CDs pela Internet fosse uma tendência banalizada, tínhamos que recorrer às locadoras e este foi um dos primeiros, se não o primeiro, que loquei. Lembro como se fosse hoje de tudo o que senti quando ouvi este CD pela primeira vez, aos 17 anos de idade: estranhei a faixa de abertura “Front Row”, desgostei de “Baba” (faixa 2) e entrei em transe quando me pus diante de “Thank U”, repetida N vezes no mesmo dia. Repeti esta mesma faixa tantas e tantas vezes que demorei a conhecer o restante do álbum, que ainda continha pérolas como “Can’t Not”, “That I Would Be Good” e “Joining You”, sendo que as mesmas tornaram-se bastante populares depois que algumas delas passaram a ser temas de novelas ou foram regravadas no “Acústico MTV” que a cantora e compositora lançou no ano seguinte. O tempo passou, eu e cantora canadense passamos por várias metamorfoses (permanecendo fiéis à nossa essência, obviamente) e hoje já não sou mais tão fanático por ela quanto o era á época, quando chegava até mesmo a roubar páginas re revistas das colegas de classe para colar fotografias da cantora num caderno. Depois que comprei (a contragosto inicial, conforme expliquei anteriormente) um reprodutor de mp4, “Supposed Former Infatuation Junkie” foi, por acaso, justamente o álbum escolhido para pontuar uma fase atual de minha jornada vitalícia, em que a letra epanafórica (como sempre) da obra-prima “Sympathetic Character” (faixa 5) tornou-se um verdadeiro mantra nostálgico. Afinal de contas, nos 5 minutos e 13 segundos que dura a canção, sua intérprete tudo o que teme (e deseja) num homem masculino, para, ao final, lançar o refrão modificado:

“You were my keeper.
You were my anchor.
You were my family.
You were my savior.
And therein lay the issue.
And therein lay the problem”.


Faço minhas as palavras dela!

Wesley PC>

2 comentários:

Michelle disse...

Quando eu tinha 11 anos eu vi o clip de "Thank U" na MTV e surtei. Pedi dinheiro para minha mãe e fui comprar o cd. Acho que nunca escutei tanto um disco quanto escutei esse. Logo ganhei o primeiro e virou um vicio completo. Eu tinha até uma pastinha com milhares de fotos dela. E eu traduzia letra por letra, posso até dizer que aprendi inglês por causa dela.

De vez em quando eu me encontro cantarolando "I was hoping, I was hoping..."

Pseudokane3 disse...

Ufa...
Não foi só eu! (risos)
Ai, ai...
O pior é que o CD está funcionando muito bem 12 anos depois!

WPC>