segunda-feira, 28 de junho de 2010

GOL-CONTRA TAMBÉM MERECE TORCIDA?

A pergunta é para mim mesmo, mas peço ajuda de qualquer um na resposta. Explico a situação engendradora: mesmo sem ter visto o jogo de futebol de hoje à tarde (em que a seleção do Brasil venceu a seleção do Chile por 3 X 0), admito que fiquei contente com a vitória. Dizendo de outra forma: não sei se isto é torcer necessariamente, mas algo me deixava consolado sempre que via meu irmão e meus vizinhos comemorando freneticamente a cada gol. É estranho confessar isso, mas... É verdade!

Talvez por ter passado muito tempo ao lado daquelas pessoas neste feriado prolongado forçado, talvez por adentrar num novo universo de entrosamento periférico, talvez por entender a angústia do autor do livro que lia na hora (“Teoria do Jornalismo”, de José Marques de Melo) em definir o conceito de imprensa comunitária – ou seja, aquela que “se estrutura e funciona como meio de comunicação autentico de uma comunidade” – mas o fato é que fiquei contente, sim, com esta vitória, ignorando uma série de elementos problemáticos que está por detrás desta Copa do Mundo e indo de encontro ao que eu mesmo sentia em meu afã por intervenção política desde que tive a minha overdose godardiana de ontem. Como isto veio a (me) acontecer? Talvez eu esteja ficando velho, não sei... Mas que fique bem claro que, em minha concepção pessoal, “torcer pelo Brasil” é muito, muito mais do que ficar 90 minutos com a televisão ligada diante de uma partida esportiva!

Wesley PC>

Nenhum comentário: