sexta-feira, 4 de junho de 2010

HAYAO MIYAZAKI TEM 69 ANOS DE IDADE E UM FILHO DE 43...

E, pelo visto, só eu que não sabia disso! Escrevi um pequeno texto apreciativo acerca do belo longa-metragem de animação “Contos de Terramar” (2006), dirigido por Goro Miyazaki, noutro endereço virtual e um colega de curso me disse que este filme foi realizado na época em que o diretor estava brigado com seu pai. Pelo que entendi, Goro Miyazaki prefere ser paisagista de animação, o que explica o rigor naturalista de seus traços, o modo como o enredo do filme, por mais subsumido à magia que seja, privilegia sempre relações de verossimilhança entre os personagens, que transitam num mundo em crise, devido à ganância crescente dos seres humanos, que não merecem sequer conviverem com os dragões do passado.

Pitorescamente, este filme estava gravado em VHS desde o final do ano passado, mas, como eu não sabia nenhuma informação adicional sobre ele, não tinha muita gana de vê-lo, somente curiosidade cinefílica. Quando vi o logotipo dos Estúdios Ghibli na abertura do filme, tremi: tinha certeza de que gostaria muito dele. Minha mãe estava ao meu lado durante a sessão e tive razão ao prever o meu apreço: o filme é encantador no plano técnico (sendo, como disse antes, surpreendente por sua condução realista) e no plano discursivo (visto que o seu conteúdo ecológico tem muito a ver com meus próprios pontos de vista sobre o mundo que nos cerca), de maneira que senti uma empolgação extrema em seu clímax, quando o encantamento proveniente das feitiçarias é convocado sob um prisma ainda bastante realista. Posso jurar de pés juntos, portanto, que me surpreendi e que, para além da qualidade insuspeita do filme, o mesmo teve um efeito deveras terapêutico sobre mim, visto que havia sonhado que minha residência havia sido atacada por teiús gigantescos na manhã de ontem. Acordei com a perna dormente, mas o filme me fez aplacar o medo. Mais do que ótimo, um filme providencial!

Wesley PC>

2 comentários:

Tiago de Oliveira disse...

Puta merda, vc tem esse filme em cd ou VHS? Queria gravá-lo. Vou procurar na net, se não achá-lo, pego contigo "visse?"

A princesa mononoke do Miyazaki Pai me encantou... aliás todos todos que eu vi sem exceção, mas o tenho com carinho...
beijo

Pseudokane3 disse...

Este aqui eu vi em VHS mesmo, bem antigo, gravado em dezembro e deixado para trás, visto que, como eu não sabia nada sobre ele, não me pareceu interessante inicialmente... Mas paguei a minha língua: é genial! Vou ver se consigo baixá-lo e a gente vê juntos, visse?

WPC>