terça-feira, 15 de junho de 2010

MEUS MOTIVOS PARA “INSÔNIA”, CONTO DO GRACILIANO RAMOS:

“Nada sei: estou atordoado e preciso continuar a dormir, não pensar, não desejar, matéria fria e impotente. Bicho inferior, planta ou pedra, num colchão. De repente a modorra cessou, a mola me suspendeu e a interrogação absurda me entrou nos ouvidos: - ‘Sim ou não?’. Encostar de novo a cabeça ao travesseiro e continuar a dormir, dormir sempre. Mas o desgraçado corpo está erguido e não tolera a posição horizontal. Poderei dormir sentado?”

Pura coincidência este livro fabuloso de contos alagoanos ter parado em minhas mãos no dia do ano de 2010 em que eu mais dormi. Não no sentido consecutivo, mas quantitativamente intermitente. Senti fortes dores de cabeça o dia inteiro, febre alta e aftas carcomiam a parte interna e inferior de meus lábios. Dormindo, eu esquecia estes males. Dormindo, eu não ouvia os gritos e fogos de artifício durante o jogo de futebol vespertino. Dormindo, eu era privado de acompanhar um vizinho na sessão do filme “Fúria de Titãs” (2010, de Louis Leterrier). Acordei, portanto, e, contrariando minhas suspeitas e as do meu vizinho, até que achei o filme surpreendentemente razoável. De um lado, eu reclamava de dores de cabeça e frio. Do outro, ele se encolhia, em virtude das feridas que cobrem o seu corpo em virtude de um acidente recente de motocicleta. Na tela, uma regravação bélica de um clássico oitentista, que nos manteve entretidos por 106 minutos, Foi alguma coisa!

“Evidentemente, sou um sujeito feliz. Hem? Feliz e imóvel. Se alguém comprimisse ali o botão do comutador, eu veria no espelho uma cara sossegada, a mesma que vejo todos os dias, inexpressiva, indiferente, um sorriso idiota pregado nos beiços”.

Nada como respeitar as opiniões alheias e chegar a um consenso: Graciliano Ramos é um gênio!

Wesley PC>

3 comentários:

américo disse...

engraçado como essas coincidências ocorrem, não? ainda nem vi o fúria de titãs... acho que o próximo blockbuster que verei será' eclipse' heheheeh.

melhoras!

Unknown disse...

Rapaz, tem umas semanas q meu cunhado baixou o Fúria de titãs clássico. So falta arranjar um tempinho pra rever. Lembro que passou várias vezes no SBT durante a minha infância.

Pseudokane3 disse...

O clássico é realmente um clássico, mas, para meu choque, não achei tão ruim este novo. Vai entender...

WPC>