terça-feira, 13 de julho de 2010

MINHA ESTRÉIA ÍNTIMA COMO PESQUISADOR DE HEMEROTECA:

Não são poucos os motivos que tornam o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE) importante em minha vida pessoal. Entretanto, enquanto pesquisador propriamente dito – adjetivo este que me será cada vez mais requisitado, visto que agora curso oficialmente Jornalismo! – nunca havia utilizado a preciosa hemeroteca do lugar. Sob o pretexto de rever minha tia safada Debora Cruz (sem acento mesmo), hoje eu tive o orgulho de solicitar à moça do balcão que me trouxesse algumas edições antigas de jornais sergipanos, a fim de que eu pesquisasse fatos aberrantes acontecidos nos mandatos governamentais anteriores de João Alves Filho. Ao invés disso, encontrei maravilhosos interruptores nostálgicos, como, por exemplo, a programação dos cinemas sergipanos antes da invasão dos ‘shopping centers’.

Para o meu escândalo, percebi que, na década de 1980, havia quatro salas em funcionamento no centro da cidade de Aracaju e, não raro, havia momentos em que os três cinemas exibiam filmes pornográficos. Um título em particular me chamou a atenção: “A Fábrica de Camisinhas” (1982, de Ary Fernandes). Sinopse do mesmo: “Quando o dono de uma fábrica de preservativos morre eletrocutado, a fábrica corre o risco de fechar, pois seu único herdeiro é seu sobrinho seminarista”. Tenho que ver este filme (risos). Detalhe: o cinema que o estava exibindo em 1986 era o Cine Rio Branco, cujo jargão acostado ao cartaz do filme era: a tradição das famílias sergipanas”. Ri bastante com isto! (risos)

De resto, tenho certeza de que esta visita à Hemeroteca do IHGSE repetir-se-á mais e mais vezes em minha nova estada universitária, sendo que esta estréia como pesquisador serviu-me também, além de mote para reencontrar estas adoráveis integrantes da família Cruz, como convite urbano a mim mesmo: como é legal passear pelo centro da cidade! O que eu vi de homossexuais transitando na rua ou de transeuntes comentando sobre a ojeriza que sentiram quando viram dois homens se beijando em público... Importantíssimo ambiente de interação social este. Prometo valorizá-lo mais daqui por diante!

Wesley PC>

Nenhum comentário: