quinta-feira, 1 de julho de 2010

O TOM REIVINDICATIVO (RETICÊNCIAS)

Não queria fazer alarde equivocado deste fato, mas a reclamação é válida e, como tal, divulgarei a mesma: na tarde de ontem, fui bem-intencionadamente à biblioteca da UFS locar um filme que necessitava. Descobri que o balcão de multimeios havia mudado de lugar e, como tal, eu não tinha mais o direito de escolher entre os filmes disponíveis qual eu queria, mas sim pesquisar o título de um dado filme através do sitio eletrônico da instituição. Quando fui reclamar deste problema, recebi a notícia de que as fitas VHS não estão mais sendo disponibilizadas para locação. O filme que eu queria e precisava estava em formato VHS. Após um tímido escarcéu reivindicativo, fui enviado à sala da bibliotecária-chefe e repeti lá a minha insatisfação.

Independente de qual tenha sido o meu discurso desesperado – que assustou bastante a minha interlocutora, visto que eu gritava frases como “eu estou desesperado”, ameaçava me ajoelhar o tempo inteiro e cheguei até a oferecer o meu corpo em prostituição – consegui a garantia tácita de que eu poderia locar um filme desejado, mas somente este e após um determinado tempo de espera, visto que: a- “não há mais demanda para filmes em VHS”; e b- as fitas deste tipo estão inacessíveis em virtude de terem sido encaixotadas. Fiquei ainda mais irritado do que antes, protestei, gritei, esperneei, fiz um alarde! Mas será que resolve? Um verdadeiro crime cultural se manifestava diante de mim e a atendente (solícita, até, depois do susto) preocupava-se apenas em saciar o que interpretava como capricho particular. E o meu direito enquanto aluno de solicitar um filme clássico, raro, não disponível em DVD, que eu sei que estava disponível ali, não será respeitado? Antecipo que não me conformarei nesta situação. Se preciso for, esta será minha estréia reivindicativa numa demarcação burguesa do Direito!

De resto, estamparam mais uma vez a minha imagem como associada a uma informação institucional universitária. Trabalho aqui, estudo aqui e não sou levado a sério enquanto consumidor cultural numa biblioteca? Ah, isto vai render ainda – eu juro!

Wesley PC> (irritado)

Nenhum comentário: