terça-feira, 6 de julho de 2010

SEGUNDA POSTAGEM MUSICAL DO DIA: PODE SER QUE SEJA CARÊNCIA, MAS É PROTESTO PASSIONAL!

Sei que esse texto vai parecer um fac-símile do anterior, mas descobrir a banda paulista Ludovic neste último fim de semana é lago que fez bem não somente aos meus sentidos, mas também ao meu ego.

“Meu coração é oco, eu já não tenho dúvidas
Um detalhe importantissimo provado por a mais b
Meu coração é oco, mais meu coração é seu
E o motivo do meu choro é saber que meu coração é pouco pra você”


Tais versos correspondem à abertura de “Vane, Vane, Vane”, faixa 04 do excelente álbum “Servil” (2004), que, apesar de ser imediatamente categorizada por alguns ouvintes como sendo correspondente ao subgênero “emo”, mais parece um complemento hodierno do ‘punk’, tamanha a crueza do som, em correspondência com a virulência sadomasoquista da letra apaixonada. Não preciso nem dizer que a identificação foi total e que gemi – literalmente! – de gozo na estrofe seguinte, quando esta introdução sussurrada é substituída por gritos repetidos e quase violentos: “azar o seu, querida!”

“De que vale tanto esforço?
Afinal a quem devo impressionar?
A quem devo impressionar?
Constrangedor é pouco, meu coração é seu
É realmente doloroso saber que isso soa tão cafona pra você”


Quanto mais eu repetia a canção e ia aprendendo a letra da canção, vinha-me a dúvida platônica: “será que eu compus isto e não sabia?”. A resposta veio através do compositor Jair Neves: eu não consigo evitar!”. Conclusão: Ludovic entrou para o panteão de minhas bandas brasileiras contemporâneas favoritas, certeza esta que se confirma de todo na última faixa do disco, apropriadamente intitulada “Mais um Vexame Para a Minha Coleção”. Segue letra na íntegra:

“Outra das minhas recaídas exemplifica idiotia
Exemplifica com tanta perfeição
Os pés pelas mãos
E então eu insisto no bordão
Obrigado pela atenção
Meu segredo, minha única diversão
Me perdoe sem que eu tenha que pedir perdão
E o criado cai em si”


É ou não é uma letra que merece o apelido de “história da minha vida”?

Wesley PC>

Nenhum comentário: