segunda-feira, 23 de agosto de 2010

UM NOVO DIA COMEÇA!

“Mas fazemos o possível para voltar as costas a tudo o que é sombrio e encarar de frente o sol. Em resumo, embora adotemos certas técnicas de ensino, estamos mais interessadas na comunicação do que na composição. Isto é, apesar de todo respeito que temos por Shakespeare e outros escritores, queremos que nossas meninas se comuniquem livremente com o mundo trepidante à sua volta, em vez de viverem mergulhadas em livros velhos e mofados. Talvez ainda estejamos tateando, mas estamos tateando de forma inteligente, como um ginecologista que apalpa um tumor” (capítulo 4 da parte II de “Lolita”, de Vladimir Nabokov)

A cada nova página lida deste livro seminal (no sentido mais literal do termo, inclusive), eu me espanto com o quanto temores caros à minha própria forma de amar alguns seres assemelha-se à hiper-proteção paternalista/incestuosa do vilanesco Humbert Humbert, execrado por leitores e críticos, perdoado ou espelhado (ao menos, até então) por mim, no que tange às similaridades do fracasso amoroso, conforme denunciado nestas técnicas “modernas” de educação, explicitadas pela diretora envelhecida de um colégio particular para moças em que ele deseja matricular a caprichosa ninfeta por quem se apaixona e perverte.

Pitorescamente, tais palavras, relidas à meia-noite desta segunda-feira, ecoaram fortemente nas minhas ações dominicais recentes, visto que estive prontamente disposto a vigiar os hábitos masturbacionais de um freqüente parceiro proto-sexual e o vi se desvencilhar graças à malevolência de uma comemoração doméstica regada a subprodutos musicais de deletéria qualidade, o que me levou ao sono e à espera vã (não o vi sair de casa, nem tampouco regressar), felizmente compensados por um bom filme, o único que vi neste domingo: “Férias Frustradas de Verão” (2009, de Greg Mottola), em que o belo personagem do magnético e merencório Jesse Eisenberg confessa à rapariga por quem se apaixona que ainda é virgem, o que explica – e muito! – o porquê de ele ter uma ereção evidente quando se banha com ela numa piscina. Na bela cena que se segue, ela pede para enxugar a sua cueca numa secadora de roupas (“não se preocupe, eu devolvo!”), ao passo em que eu...

Um novo dia começa!

Wesley PC>

Nenhum comentário: