terça-feira, 14 de setembro de 2010

DE COMO VILANIZAR ALGUÉM PODE SER OPORTUNO... E DE COMO EU NÃO ACEITO MUITO BEM ESTE TIPO DE PROCESSO, MAS TESTEMUNHO-O MESMO ASSIM!

Vi agora o último episódio da segunda temporada de “Dexter” e só confirmei o mal-estar que me acompanhava desde o começo. Se antes, o que mais me fascinava no seriado era a ambigüidade moral do mesmo, o oportunismo vinculado às disfunções morais desta segunda temporada me atormentou. Explico: a bela Jaime Murray interpreta uma artista plástica britânica que fica compulsivamente apaixonada pelo protagonista. Ou obcecada, se o adjetivo parecer eufêmico para descrever alguém que não hesita em matar para chamar a atenção de quem se sente atraída. E, ao se tornar uma assassina, ela se torna também um alvo fácil e mortal para o “assassino de assassinos” que protagoniza a série. Até aí, tudo bem. O que me incomodou sobremaneira, para além das justificativas amorais da série, foi o fato de eu ter me identificado bastante com os excessos passionais da personagem e, como tal, não conseguir torcer para que ela fosse morta, mesmo que o roteiro quisesse me obrigar a sentir isso. “E se fosse eu?”: volta-me o argumento subjetivo. E se fosse eu?!

Curioso é que o termo subjetivo aparece em diversos momentos desta segunda temporada, geralmente associada a uma variação deveras oportunista (pecaminosa mesmo) de sua aplicação terminológica, conforme verificamos no processo incendiário que culmina na inocência forçada (e falsa) de Dexter (maravilhosamente interpretado por Michael C. Hall) ou nos estratagemas sexualmente perniciosos de que a chefona LaGuerta (Lauren Vélez) se serve para retomar seu posto hierárquico. Fiquei incomodado com a transformação da ambigüidade original em dubiedade - ou, quando pouco, em vitimização inconvincente. Mas nada que a melancólica trilha incidental de Daniel Licht não resolva...

Wesley PC>

2 comentários:

tatiana hora disse...

eu acho que seu dia tem mais de 24 horas.
é que você tem tempo pra trabalhar no DAA, ver muitos filmes, ler livros, ver televisão e ainda ter aventuras amorosas.
você dorme?

Pseudokane3 disse...

Dormir é meu dilema de todo dia (risos)

WPC>