sábado, 23 de outubro de 2010

E, EM BREVE, ELES TERÃO QUE IR EMBORA...

Os filhotes caninos de Zhang-Ke e Bogdanovich de Castro já estão quase completando um mês e meio de existência. E, por mais que nós tenhamos nos apegado firmemente a eles, sabemos que eles partirão em breve. Um deles já foi inclusive prometido a uma amiga de trabalho e, mesmo assim, dispus-me a nomeá-los: enquanto estiverem aqui conosco, eles serão Bodrov, Sembene, Fassbinder e Mizoguchi. Lá fora, não sabe(re)mos o que os aguarda...

Nascidos no último dia 17 de setembro, estes animaizinhos encheram a nossa casa de concomitantes alegrias e preocupações. Alegrias porque, conforme cantarola os personagens de João Cabral de Melo Neto, eles “saltaram para dentro da vida” – e isto basta!; e preocupações porque a mãe dos mesmos tornou-se bastante arisca depois do parto – de maneira que minha mãe não mais confia nela, a ponto de deixar que ela fique deitada em sua cama – e porque suas necessidades instintivas de sobrevivência começa a desencadear gastos monetários acima de nossas posses. “Amar não enche barriga”, diz o senso comum. Eu me rendo diante desta triste, doce e peluda conjunção de evidências!

Graciosos que eles ficaram, não será difícil encontra donos confiáveis e amáveis para os outros três irmãozinhos ainda não acolhidos. E eu, minha mãe, meu irmão e a mãe canina deles sentiremos tantas saudades. Mas amar tem disso também: preparar-se para saber que quem amamos partirá um dia... Seja 14 de janeiro, seja 25 de julho, seja 17 de dezembro. Seja 17 de dezembro...

Jamais serão esquecidos: é a sina que manterei viva. Juro solenemente!

Wesley PC>

Nenhum comentário: