sexta-feira, 15 de outubro de 2010

MINHA VIDA É UMA NOTÍCIA DE JORNAL – E A DOS QUE ESTÃO AO MEU REDOR TAMBÉM!

Um dos exemplos canônicos do Jornalismo sobre noticiabilidade consiste em identificar algo como extraordinário ou inusual: não é notícia um cachorro mordendo um homem, mas é notícia um homem mordendo um cachorro! Pois bem, descobri na manhã de hoje que minha irmã de 45 anos quase foi presa ontem à noite por ter mordido um garoto de 9 anos, em Pontal da Barra – Alagoas. O motivo: uma pendenga coletiva envolvendo dívidas familiares. Ela foi notícia de algum jornal? Ainda não, mas, quem sabe?

No mesmo dia em que descubro esta barbaridade envolvendo os dentes caninos de minha irmã, descubro que, na manhã do dia 10 de outubro de 2009, o locutor de rádio Jackson Miranda foi encontrado assassinado em sua casa, na cidade de Heliópolis – BA, conforme anunciado numa coluna de notícias sobre Paripiranga, também, na Bahia. O mundo é assim!

Aí me chega um menino engravatado, teimando comigo no trabalho, insistindo que recebera uma mensagem eletrônica solicitando alguns documentos pessoais. Disse-lhe que não enviamos, em nenhuma circunstância, ‘e-mails’ solicitando quaisquer tipos de documentos. Ele não acreditou em mim e minha chefa precisou intervir, dando origem a uma pequena e barulhenta discussão. Isso é notícia? Poderia ser, levando-se em consideração o que eu estou a pensar enquanto escrevo estas linhas, mas, como canta o Chico Buarque numa composição célebre alheia, “a dor da gente não sai no jornal”...

Wesley PC>

Nenhum comentário: