sábado, 18 de dezembro de 2010

O PIOR FILME BÓSNIO QUE VI ATÉ ENTÃO:

“Em Segredo” (2006, de Jasmila Zbanic) é um filme vergonhoso. Protagonizado por uma menina mimada que pressiona sua mãe abobalhada a apresentar um documento comprovando que seu pai fora um mártir de guerra, este filme revela-se como um desagradável engodo apolítico disfarçado de “filme reivindicativo de arte”. Admito que o filme tenha um ou dois ótimos momentos, mas resumir o drama central ao périplo de uma dona-de-casa solteira que faz de tudo para conseguir duzentos Euros e pagar uma viagem escolar para sua filha adolescente e rebelde é exigir demais de minha tolerância subjetivista. Numa dada cena, por exemplo, a garota puxa uma arma contra a mãe, exigindo que esta última conte como foi o seu processo de fecundação, confissão dramática esta que não surtiu o efeito desejado porque eu já estava demasiado irritado com o tom autocondescendente do roteiro, que, definitivamente, me deu nos nervos. Juro, fiquei com vergonha de ter indicado este filme a um rapaz que trabalhava comigo até pouco tempo...

Fiquei muito empolgado quando soube que um filme bósnio seria exibido na TV aberta, visto que nutro uma verdadeira empolgação pela cultura das repúblicas desmembradas da antiga Iugoslávia (a trilha sonora sutil do filme, por exemplo, é muito boa), mas as parcas interpretações das atrizes, desperdiçadas em papéis mal-compostos, e o desperdício reivindicativo que emana de um roteiro completamente subsumido à tecnocracia elogiosa do capitalismo tardio irritaram-me deveras. Senti vergonha de ter indicado este filme a alguém. Não que seja de todo ruim (leva uma nota aproximada 4,0), mas filmes em que depositamos muitas expectativas soam bem piores do que filmes previsivelmente ruins que sabemos ruins mesmo antes de assisti-los. Mais uma vez, o problema é de perspectiva. Tenho que tomar cuidado com minhas empolgações, definitivamente. Se serve de consolo, caso eu me depare com o filme sendo exibido novamente, garanto que reassisto-o. Vai que o problema esteja comigo...

Wesley PC>

Nenhum comentário: