sábado, 25 de dezembro de 2010

OS DISCOS QUE EU NÃO COMPREI PELA CAPA (VERSÃO 25 DE DEZEMBRO):

A rua em que habito é conhecida como uma das mais festivas do Conjunto Residencial Brigadeiro Eduardo Gomes, aqui no município de São Cristóvão - SE. Conclusão: a barulheira tipicamente ferial, associada ao final do mês de dezmebro, está altissonante, o que não impediu que, por diferentes motivos e recursos, eu dedicasse parte do dia de hoje à audição crítica de três discos recentemente baixados:

Reggae Resistência” (1988), de Edson Gomes: conforme citado abaixo, um disco clássico, que, em apenas 10 faixas, sintetiza porque este baiano faz tanto sucesso na periferia até hoje. “Sistema do vampiro” logo na entrada, “Malandrinha” em seguida e “rastafary” na faixa 03. Só por estas 03 faixas, dava para ficar repetindo, repetindo, que já fazia a cabeça de muita gente, mas ainda tem “Cão de Raça”, “Na Sombra da Noite” e “Samarina”. Uma jóia para ser ouvida em som alto, sem um pingo de vergonha integracionista!

The Holy Bible” (1994), de Manic Street Preachers: citei-o recentemente, no sentido de que é um disco melhor no papel do que nos ouvidos, mas, ainda assim, a faixa 04, “She is Suffering”, já é minha preferida. As demais faixas falam sobre suicídio, dor, automutilação, anorexia, campos de concentração, tristeza, abortos, traições, maldade inata e tudo aquilo que me chamou a atenção só de olhar a capa. À primeira audição, não é bem o que buscava, mas potencial é o que não falta...

• “Music Has the Right to Children” (1998), de Boards of Canada: minha mãe não gostou, porque os grunhidos contidos na faixa 12, “Aquarius”, a fizeram lembrar-se de meu irmão: “é a voz de Rômulo aí, é? Não? Certeza?”. Eu ri com isso, mas, no geral, este é um disco de música eletrônica ambiente, cadente, mais lenta, com poucas frases e repleta de repetições que justificam e/ou explicam o título do álbum. Não vou citar nenhuma faixa preferida, além da 12ª, visto que só o ouvi uma vez (hoje pela manhã, quando acordei), mas é bem agradável e dançante, ao mesmo tempo.

De resto, eu preferia um pouco de silêncio. Preciso prosseguir a leitura de “O Primo Basílio”. Preciso voltar para minha criada Juliana!

Wesley PC>

Nenhum comentário: