terça-feira, 18 de janeiro de 2011

“TUDO ISTO É PARA MATAR UM COELHO?”, PERGUNTOU MEU IRMÃO – E EU OUSEI RESPONDER “SIM” COM UMA NATURALIDADE TÃO GRANDE...!

Quando eu comecei a ver “A Caça” (1965, de Carlos Saura), em minha manhã de folga, não imaginei que este filme seria tão perturbador. Deveria ter suspeitado em razão do título, esporte que sempre causa desconforto aos vegetarianos, mas cria que a caça de que o roteirista falava era de cunho metafórico. Na verdade, sim o era, mas Carlos Saura – em seus filmes surreais de outrora – tinha esta capacidade genial de ser literal e metafórico ao mesmo tempo. E, com “A Caça” não foi diferente!

No filme, três amigos se reencontram depois de muito tempo. Se um amigo em comum não tivesse se suicidado, seriam quatro. Voltaram a ser quatro graças a uma contingência: o jovem cunhado de um deles, que carrega uma revista de mulheres nuas a tiracolo, desordenando os pensamentos dos mais velhos. O pretexto do reencontro era caçar coelhos, mas estes se encontram pestilentos. O pseudo-instinto esportivo é mais forte: cacemo-los assim mesmo! E um velho manco e uma jovem desgrenhada ajudam-nos na caçada. Ao final, estarão atirando uns contra os outros.

O roteiro é de uma simplicidade atroz e, como moral da estória está a defesa de que “amizade não é uma mercadoria”, mas os brilhantes recursos poéticos, cinematográficos e pensamentais de que Carlos Saura se vale para realizar este filme, que é, ainda, um dos seus primeiros longas-metragens, é tão intenso, tão pungente, que eu me imaginei no interior do filme, e não somente porque a direção de fotografia realça em detalhe a sensualidade da silhueta de Emilio Gutiérrez Caba ou porque a câmera não se furta sequer de flagra um furão mordiscando um apavorado leporídeo no interior de uma toca, mas porque o discurso zombeteiro dos amigos acerca da desaforada “luta de classes” me dizia respeito pessoal. E, na cozinha, minha mãe preparava suco de maracujá com talos de couve, enquanto comentava a suposta enurese de minha cadelinha...

Wesley PC>

Nenhum comentário: