quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

“AOS POUCOS, O SEXO VAI SE ESPALHANDO POR TODA A CASA. O RESULTADO É UM SÓ: REBELIÃO”

A frase-título desta postagem encerra a sinopse mais comumente divulgada sobre o filme grego “Dente Canino” (2009, de Yorgos Lanthimos), cuja primeira imagem conscientemente visualizada por mim foi esta que acompanha a mesma postagem. Nela, um rapaz bonito queda-se paralisado diante de um muro coberto de vida vegetal, muro este que claramente o oprime. Bastou esta imagem para ter certeza de que eu amaria (e, de certo modo, me identificaria com) o filme, mas quando eu finalmente o vi, o choque foi absurdamente inesperado: o filme é, literalmente, uma surra de VHS na cara!

É-me proibido destacar aqui em pormenores as cenas deste filme extraordinário e absolutamente genial, sob pena de estragar o prazer de quem ainda não o assistiu, mas preciso confessar que estou escandalizado em saber que uma obra tão perversa quanto esta conseguiu ser indicado a uma categoria do conservador prêmio Oscar. Digo mais: o filme é genial e dilacerante da primeira á última cena!

Tentando ser o mais sucinto e discreto possível em relação a sua trama, o filme versa sobre uma família que vive confinada numa riquíssima residência, cercada por muros altos e esverdeados como este que se vê na foto. Com exceção do pai industrial, mãe e três filhos são rigorosamente proibidos de saírem da casa, onde são submetidos a uma educação extremamente subvertida, em que palavras mudam de significação, a fim de que os filhos não se deparem que a violência que os rodeia. Assim sendo, por exemplo, a palavra zumbi é definida como sendo “uma pequena flor amarela”. Até que...

Não posso falar mais: por favor, vejam este filme. É simplesmente genial!

Wesley PC>

3 comentários:

tatiana hora disse...

eu ainda não vi nenhum filme concorrente ao Oscar, acredito.
estou totalmente por fora da premiação.
vou providenciar baixar os filmes...

Pseudokane3 disse...

Comece por este, então, que é genial!

Ou então pegue comigo ou Jadson...

WPC>

Americo disse...

ahh, qro verrr. ainda não vi nenhum de lingua estrangeira. e rpz, tente se programar pro dia 10 na orla, pro show da Pitty. vamos, vamos. Pq do jeito q vc tá pra sair recentemente... enfim! Essa semana tbm não saí muito de casa... sem moneyss, sem passagem, sem coragem! mas a gente sobrebive! hehe

Abç!