terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

“NO MORE ‘I LOVE YOU’S”

Alimentando uma conhecida tradição pessoal de apreciação literária, li há pouco o penúltimo capítulo de “O Beijo da Mulher Aranha” (1976), romance do argentino Manuel Puig, e descobri que a explicação do título no livro é bem diferente daquela que encontramos no filme. Em mais de um sentido, aliás, a adaptação cinematográfica de Hector Babenco me pareceu mais interessante que o livro: os contornos do personagem revolucionário Valentin Arrégui estão melhor delineados pela extraordinária interpretação de Raul Julia, menos condescendentes que os traços tímidos do mesmo personagem no livro. Mas a cena da despedida é emocionante em ambas as obras:

“ – Mas não se sofre mais, depois de ter sido feliz e ficar sem nada?
- [...] Há uma coisa que temos que levar em conta. Na vida do homem, que pode ser curta e pode ser longa, tudo é provisório. Nada é para sempre.
- Sim, mas que dure um pouquinho, pelo menos.
- É preciso aceitar as coisas como elas são, e apreciar o bom que te possa acontecer, embora não dure. Porque nada é para sempre.
- Sim, isso é fácil dizer. Mas sentir é outra coisa.
- Mas você tem que raciocinar, e convencer-se.
- Sim, mas há razões que a própria razão desconhece. Foi um dos melhores filósofos franceses que falou isso. Sacou? E acho que até me lembro do nome: Pascal. Por essa você não esperava!
- Vou sentir tua falta, [...]...
- Mesmo que seja dos filmes.
- Mesmo que seja dos filmes...”


Não por coincidência, ontem mesmo eu fiz um embrulho para presente com um livro do Blaise Pascal, para dá-lo a um rapaz de que sinto falta. Mas ele não veio. E, quando utilizo a marcação “[...]” em uma citação literária, estou omitindo os nomes dos personagens. O que eles dizem aqui é universal. É o que sinto. Afinal de contas, de tantas e tantas canções que eu poderia ouvir após ler este trecho, por que calhei de me escutar logo “No More ‘I Love You’s”, na voz emocionada da Annie Lennox?!

Na foto, um fotograma do videoclipe da canção.

Wesley PC>

Nenhum comentário: