segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

SÓ PELO BELO CARTAZ, JÁ LEVA NOTA 5,0!

“Ah, insensatez que você fez
Coração mais sem cuidado
Fez chorar de dor o seu amor
Um amor tão delicado
Ah, por que você foi fraco assim
Assim tão desalmado
Ah, meu coração, quem nunca amou
Não merece ser amado”


Algo nesta canção, conforme versão interpretada pela cantora amapaense Fernanda Takai, não me sai da cabeça hoje. Falo com as pessoas, penso noutras coisas, mas esta letra de Tom Jobim e Vinicius de Moraes me toma de assalto. Logo a mim, que achei tão prepotente e demasiado óbvia a incursão em carreira solo desta delicada vocalista pelos terrenos da Bossa Nova? Quando eu ouvi “Onde Brilhem os Olhos Seus” (2007) pela primeira vez, inclusive, cheguei a pular a execução desta canção... E hoje, quantas e quantas vezes a repeti no mesmo dia. Linda na voz dela!

Se, por um lado, o oportunismo funcional da escolha do repertório solo de Fernanda Takai me surpreendeu somente ‘a posteriori’, toda o material de divulgação do filme “También la Lluvia” (2010, de Icíar Bollaím) me encanta deveras: não somente a trama rica envolvendo a reconstituição cinematográfica da colonização das Américas em conflito com as reivindicações proletárias dos bolivianos de agora me parece prenhe de urgência. A perfeita direção de fotografia do filme, a trilha sonora encantadora de Alberto Iglesias e as tomadas de impacto dos momentos fílmicos em que o conflito sinóptico se manifesta me enchem de empolgação: eu preciso ver este filme! Por enquanto, já baixei 85,75% de sua extensão pela Internet e, de coração, acho muito difícil que eu desgoste dele. Tomara que não aconteça o inverso do que aconteceu com o maravilhoso disco solo da Fernanda Takai...

“Vai meu coração ouve a razão
Usa só sinceridade
Quem semeia vento, diz a razão,
Colhe sempre tempestade
Vai, meu coração, pede perdão
Perdão apaixonado
Vai poque quem não pede perdão
Não é nunca perdoado”


Wesley PC>

Nenhum comentário: