quinta-feira, 3 de março de 2011

“LOOK OUT, KID: IT'S SOMETHIN' YOU DID! GOD KNOWS WHEN, BUT YOU'RE DOIN' IT AGAIN”

Antes de dormir, eu finalmente vi “Don’t Look Back” (1967), clássico do cineasta D. A. Pennebaker que registra a polêmica passagem de Bob Dylan pela Inglaterra em 1965, exibido na TV Cultura, no início da madrugada de hoje. Num dado momento, perguntam ao artista o que ele acha que seus ouvintes juvenis pensam sobre as suas canções tão complicadas. Ele responde apenas que estes vêm vê-lo porque, antes de tudo, ele lhes proporciona entretenimento. Bob Dylan era um pessimista?

Dormi empolgado por causa do filme, afinal muito complicado e proveitoso. Sonhei que houve um acidente perto de onde eu trabalho: uma motocicleta havia colidido com um automóvel. Havia cinco irmãos sobre a motocicleta – e os cinco morreram! Havia um casal no automóvel – ele sai ferido, ela ilesa. Não sei por que razão, mas havia um forno crematório no local onde eu trabalhava e pediram que eu e meus colegas cremássemos os cinco corpos. A mãe dos cinco irmãos berrava de tristeza em frente ao nosso setor, enquanto as pessoas na fila reclamavam que ela estava querendo passar na frente deles, quando tudo o que ela queria era que eu depositasse as cinzas de seus filhos num crânio que ela trazia nas mãos. Era meio-dia, eu estava com fome, mas ainda havia muitas pessoas aguardando a vez para ser atendidas. Acordei apavorado.

Fazendo valer uma superstição típica de nossa família, que prediz que, ao sermos atormentados por pesadelos, devemos contá-los imediatamente para as paredes, fiz questão de descrever o referido sonho para minha mãe e meu irmão, que ficaram relativamente preocupados com o meu estado de espírito perturbado matinal. Aí eu esperei uma oportunidade e pus Bob Dylan para tocar no rádio:

“Come writers and critics
Who prophesize with your pen
And keep your eyes wide
The chance won't come again
And don't speak too soon
For the wheel's still in spin
And there's no tellin' who
That it's namin'.
For the loser now
Will be later to win
For the times they are a-changin'”…


Wesley PC>

Nenhum comentário: