quarta-feira, 13 de abril de 2011

DE QUE ME SERVE UM ‘BLOG’?!

Hoje pela manhã, eu participei de uma reunião de trabalho, que tinha por intento preparar os funcionários do setor em que trabalho a utilizarem um novo portal cibernético, em vias de instalação. Achei a tal reunião demasiado monótona, visto que muito do que me estava sendo ensinado correspondia justamente ao tipo de manipulação textual que eu executo diariamente nos diversos ‘blogs’ de que participo. Mas, afinal, de que me serve escrever tão compulsivamente para ‘blogs’?!

Às vezes, eu me vejo fazendo este tipo de pergunta tola, irrespondível em essência, questionando o extremo poder catártico deste canal de expressão e comunicação midiática, que se tornou mais indispensável para mim do que terapia psiquiátrica para outros, mas desisto logo de insistir nos vãos questionamentos. Hoje eu re-percebi que, até mesmo no âmbito mais limitadamente profissional, os ‘blogs’ me são úteis...

Por falar em terapia psiquiátrica, fiquei a imaginar o que a protagonista de “Solitária” (2004, de Thomas Durchschlag), filme alemão que vi antes de dormir, escreveria se possuísse um ‘blog’: atormentada pelo distúrbio de personalidade ‘borderline’, elas conscientemente “estraga tudo ao seu redor”, não consegue lidar positivamente com o fato de estar amando alguém, não se controla no que tange à administração de sexo e drogas em sua vida... Tantos amigos meus desfilaram diante da tela através de projeções comparativas... Em mais de uma cena, eu me vi no papel dela, negando precipitadamente o convite de uma amiga para comer pãezinhos por estar lavando o banheiro, o mesmo banheiro em que ela se corta com freqüência...

Em verdade, “Solitária” não é um filme impressionante: pelo contrário, é muito tolo, óbvio, quase esquecível... Mas o percentual de identificação que percebi entre a personagem principal e algumas pessoas queridas que me cercam fez com que eu dedicasse uma atenção redobrada ao roteiro: sentir-se triste é muito perigoso para a saúde!

Wesley PC>

Nenhum comentário: