quinta-feira, 7 de abril de 2011

E, MAIS UMA VEZ, LEIO UM ROMANCE ANTIGO MUITO, MUITO DEVAGAR...

Comecei a ler “A Religiosa” (1773), de Denis Diderot, há mais de uma semana. É um romance curto. Na edição que estou em mãos, inclusive, somente 183 páginas separam o final do início. É tudo narrado como se fosse uma longa carta: a protagonista, rebatizada Irmã Santa Susana, narra a um interlocutor defensivo as agruras vivenciadas nos conventos em que fora obrigada a demonstrar uma vocação religiosa que não possuía. Sua mãe traíra seu pai antes de morrer e ela foi o fruto deste adultério. A fim de purificar o erro, ela, a inocente filha do pecado, é lançada num palco de atrocidades cometidas em nome da religião, de uma imitação espúria e malévola do que não deve ser religião. E, num momento dramático, um advogado lança a citação abaixo em julgamento:

Fazer voto de pobreza é comprometer-se por juramento a ser preguiçoso e ladrão; fazer voto de castidade é prometer a Deus a constante infração da mais sábia e mais importante de suas leis; fazer voto de obediência é renunciar à prerrogativa inalienável do homem, a liberdade. Quem observa estes votos é criminoso; quem não os observa é perjuro. A vida claustral é dos fanáticos ou dos hipócritas”.

Não ouso dizer que concordo com estas palavras enfezadas. Sou um religioso, sou tendenciosamente solitário, sou claustrofílico. Por estas e outras, leio este livro com uma vagareza pensada. Sabe quando se sente dor durante a leitura? Então... Deixa eu ir dormir, que, amanhã cedinho, eu trabalho!

Wesley PC>

2 comentários:

Figueiredo Neto disse...

esse romance marcou minha vida.. li em 2007 e está entre os grandes 20 livros na minha lista.

Gomorra disse...

Periga se tornar um dos meus também, querido Figueiredo!

Dói!

WPC>