domingo, 17 de abril de 2011

O QUE QUER DIZER A EXPRESSÃO “VOLTAR-SE PARA DEUS”?!

Se há alguém olhando nos olhos desta criatura mostrada em foto, esta é a pergunta que faço: o que quer dizer a expressão “voltar-se para Deus”?

Recebi uma mensagem de celular contendo tal expressão na manhã de hoje, comuniquei ao remetente que não entendi a expressão no contexto em que ele me indicou e, mesmo assim, não obtive resposta. Outras confissões, expressões e respostas chegaram-me através de mensagens subseqüentes, mas não a explicação para a pergunta acima. E, frente à debilidade sentimental (apelidada por outrem de fervor religioso) que me caracteriza vez por outra, eu me confesso incapaz de interpretar o significado desta expressão sem ser infiel ao espírito de quem a pronunciou em direção a mim: o que quer dizer voltar-se para Deus, com ou sem aspas?

Sabendo ou não sabendo o que isto significa, eu volto-me para Deus agora: “Deus, Deus, misericordioso Deus”, como repete sem parar a personagem de Ingrid Bergman no espetacular desfecho de “Stromboli” (1949, de Roberto Rossellini), eu clamo. Deus, Deus, misericordioso Deus! Deus que eu tanto amo, que me faz amar e que eu quero que venha, como professam a escritora Clarice Lispector e uma versão musical do grupo Barão Vermelho... “Eu só quero que o Deus venha!”...

Segundo a tradição católica, hoje é o Domingo de Ramos, o domingo anterior à ressurreição de Jesus Cristo, que celebra o dia em que ele foi recebido por festa pelos mesmos representantes populares que o assassinaram... Samambaias e palmeiras costumam ser desfolhadas neste dia para comemorarem a vindoura Paixão de Cristo, paixão aqui levada ao extremo, em que a própria vida é entregue aos céus, num cálice amargo que, por um lapso, foi pedido para que fosse afastado daquele que consentiu em se sacrificar pelo amor e salvação dos homens...

Não sou necessariamente o que se pode chamar de cristão, quem me conhece sabe bem disso, mas sou teísta e algo nesta ode ao amor desmedido que está inegavelmente atrelado ao mito da existência do “filho de Deus feito homem” me faz tremer por dentro: eu amo, Jesus amou (e segue amando, pois ressuscitou!), Deus ama... E, mesmo que eu não saiba o que meu interlocutor quis dizer quando revelou-me que agora está voltando-se para Deus, eu volto-me para Ele também, hoje, sempre e sempre!

Wesley PC>

Nenhum comentário: