segunda-feira, 25 de abril de 2011

PARA MIM, CONVERTER-SE NÃO É REJEITAR O PASSADO, MAS, SIM, ADICIONAR NOVOS PONTOS DE VISTA A ELE!

Eu nunca havia sequer ouvido falar de Brigid Bazlen até a tarde de hoje, quando, aos 17 anos de idade, ela dançou para mim no estranhíssimo filme religioso “O Rei dos Reis” (1961, de Nicholas Ray). Dotada de um charme ambíguo, interpretando uma personagem complexa e exageradamente caprichosa, esta atriz juvenil me surpreendeu pelo talento, mas, pelo que pude averiguar posteriormente em sua biografia, ela foi desdenhada por Hollywood, que a reaproveitou em menos de uma dezena de filmes. Pena, pena...

Por falar em “O Rei dos Reis”, este filme me impressionou deveras pelo vigor marginal de seu discurso (conforme pode ser lido aqui) e, assim sendo, me fez despejar versículos bíblicos no Twitter, de tal religiosamente empolgado que eu fiquei pela determinação do cineasta Nicholas Ray, um dos mais egrégios “contrabandistas” de Hollywood, em utilizar um filme que tinha tudo para ser genericamente trivial para disseminar suas apologias pró-marginalidade. Não é um filme efetivamente bom, mas é genial em diversos aspectos e, como tal, funcionou surpreendentemente como indutor religioso para mim, da mesma forma involuntária (?) como poderá servir o livro “Confissões de um Comedor de Ópio” (1822), que ganhei de alguém que atendi no trabalho e que somente hoje dispus da oportunidade adequada para começar a ler. E é literalmente assim que Thomas de Quincey inicia a sua narrativa confessional:

Apresento-vos aqui, caro leitor, o relato de uma época notável de minha vida: do modo como me apliquei a ela, confio que não será apenas interessante, mas, nu grau considerável, útil e instrutivo. Foi com esta confiança, aliás, que me pus a escrevê-lo, e exatamente essa é que deve ser minha desculpa por ter rompido o recato, honrado e delicado, que nos impede de expor em público nossos erros e misérias”.

Tem como não se sentir convertido depois de ver este filme e ler este livro numa das datas institucionalmente religiosas mais importantes do ano?!

Wesley PC>

Nenhum comentário: