quarta-feira, 15 de junho de 2011

A ARTE ‘POP’, A PSICOLOGIA, O CINEMA, O CAPITALISMO: TUDO SE MISTURA!

Brian De Palma não é inocente nem tampouco ingênuo. Quando ele optou pela feitura do documentário em curta-metragem “O Olhar Compreensivo” (1965), sobre uma exposição pioneira de ‘Op art’ ('arte perceptiva') no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), sob a curadoria de William Seitz e os auspícios empolgados do teórico da percepção visual Rudolf Arnheim, ele sabia que esta exposição (metonimizada na imagem acima) desencadearia na publicidade (metonimizada na imagem abaixo). Para olhos incautos e ainda não treinados pelas reflexões longevas sobre o olhar, que marcariam a obra posterior do genial Brian De Palma, “O Olhar Compreensivo” documenta apenas a tal exposição, como se fosse um daqueles programas de variedades e celebridades que hoje abundam na TV. Entretanto, os cortes abruptos durante o crédito inicial, o modo como as entrevistas são conduzidas (em que até mesmo a opinião de um adolescente janota é ouvida), as explicações minuciosas do curador, do psicólogo, de um oftalmologista e dos próprios artistas sobre os efeitos visuais e ópticos causados pelas obras e o congelamento da imagem final, sobressalente a alguns ruidosos depoimentos sobre a exposição deixam claro que a pretensa (e/ou falaciosa) objetividade da ideologia mais cara ao Jornalismo não é a tônica adotada no documentário: Brian De Palma faz arte enquanto mostra a arte, dotando-a de uma argüição política que talvez não se manifestasse originalmente, em que o deslumbramento diante das obras levou alguns visitantes da exposição ao cumulo de irem vestidos como se fossem uma escultura ambulante de ‘op art’ (ou 'pop art', que seja). Mas isto sou eu falando: quem quiser conferir o curta-metragem por si mesmo e refutar as minhas impressões (ou as do cineasta, ou as do curador da exposição, ou as do psicólogo, ou as dos próprios artistas, ou as dos visitantes), assistam ao filme e, depois, enriqueça-me com um comentário...

Wesley PC>

Nenhum comentário: