sexta-feira, 24 de junho de 2011

QUEM ME CONHECE, SABE: CHAUVINISMO E/OU MACHISMO NUNCA!

Acabo de ligar para uma amiga, a fim de convidá-la para ir comigo à praia amanhã, e quem atendeu foi um arremedo de namorado. Perguntei por ela e ele disse-me que a mesma estava lavando a casa, enquanto ele estava deitado no quintal. Perguntei se era para isso que ele a queria e ele mal-interpretou as minhas palavras, como se eu estivesse incitando-o a uma ridícula divisão sub-trabalhista de papéis sexuais. Fiquei envergonhado por ele e um tantinho triste por ela, mas cada um sabe o que é melhor para si. Se não sabe, saberá algum dia...

Desliguei o telefone e assisti a um filme hollywoodiano típico com minha mãe: “Salomé” (1953, de William Dieterle), com uma Rita Hayworth pouco vistosa no papel-título. Apesar de não ter gostado do filme e de ter me escandalizado deveras com a radical distorção do roteiro em relação ao que se costuma dizer desta personagem bíblica (“aquela que pediu a cabeça de João Batista como presente de aniversário”), algo no filme me chamou positivamente a atenção: o uso da hermenêutica política, das manipulações discursivas em prol da defesa de alguém. Aqui, Salomé é boa, descobre o sumo bem numa visita ao calabouço onde João Batista estava aprisionado. Aqui ela se arrepende, sob a alegação de sempre vivera sob falsos valores e, como tal, oferece-se ao malévolo Herodes apenas para possibilitar a fuga do pregador, que, por sua vez, é assassinado graças a uma ordem da mãe de Salomé, que faz uso do régio poder de sedução da filha para conseguir seu intento mortífero. Não foi isso o que eu aprendi nos livros, mas, do modo convincente como é despejado no filme, vale a pena uma pesquisa revisionista (risos).

Irritado que fiquei com a má interpretação do meu amigo, liguei novamente para ele, que piorou a situação, tachando-me de moralista e de conservador. “Quando foi que eu disse o contrário?!”, arrematei aos gritos, mas acrescentei numa mensagem posterior: “entretanto, CHAUVINISTA nunca!”.

Wesley PC>

4 comentários:

iaeeee disse...

A Salomé é do mal! kkkkkkk. Basta ficar loira pra virar boazinha? hmmm, qro verr! lol

Calhou que entendi quem são as pessoas, ó, tô sabendo... espero que tudo acabe bem, no mundo da paz, que nem esse da Salomé...( pelo menos a loira)

Pseudokane3 disse...

Pelo menos, a loira (kkkkkkkkk)

Tu andas sabendo demais ultimamente, Americozinho. Gosto assim! kkkkkkkkk

Amanhã, quenguice, visse?
Vê se não dá para trás.
Pelo menos, no que diz respeito aos nossos planos! (kkkkkkkkkkkkkkkkkkk)

WPC>

iaeeee disse...

kkkkkkkkkkk, é sempre bom saber! ahauahau, areia branca da praia nos espera!

Gomorra disse...

E foi lindo, foi linfo, foi lindo!

WPC>