terça-feira, 14 de junho de 2011

TONY GATLIF NA VEIA, MAIS UMA VEZ!

“Demasiado tiempo
Nos hemos quedado solos sin saber nada
Y hemos olvidado el olor al jasmin de tus jardines
Y poco a poço
Hemos olvidado tu idioma
Aquel de nuestra madre”


Estes são os versos da canção homônima que abre o álbum musical “Exils” (2004), que contem a magnífica trilha sonora do filme de Tony Gatlif que me atingiu em cheio há alguns meses: enquanto eu ouvia o disco, tudo o que o filme me causou veio novamente à tona, inclusive no que diz respeito a uma crise discursiva de avaliação de valores que se manifesta costumeiramente hoje em dia, quando nos deparamos com uma canção estrangeira de boa qualidade e uma canção nacional com estrutura chula e supra-mercadológica. Por que temos que escolher quando retiram-nos um dos mais básicos arsenais comparativos? Sei que, assim de supetão, minha reclamação interrogativa parece desprovida de sentido, mas... Veja(m) o filme e depois me procure(m). Aí, sim, o diálogo será instrumentalmente equitativo! Quem sabe depois, perguntaremos juntos, quando e se chegar o momento: "viva a anulação coletiva"?

Para cantarte nuestro dolor
Para raferte y protegerte
De aquellos que se quedan cerca de mi


Wesley PC>

Nenhum comentário: