sábado, 23 de julho de 2011

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK (POIS É RINDO QUE SE FALA DE COISAS SÉRIAS TAMBÉM!)

Assisti por acaso, há pouco, ao filme “Das Tripas Coração” (1982), da diretora feminista Ana Carolina. Apesar de ter gostado deveras de um inteligentíssimo e rebuscado filme posterior da diretora [“Amélia” (2000)], nunca tive um particular interesse em pesquisar sobre ele. Eu perdia com isso: fiquei escandalizado com a genialidade iconoclasta da diretora, que dispara petardos críticos e cômicos a torto e a direito com este ótimo filme!

No que se pode chamar de fiapo de trama, Antônio Fagundes é uma espécie de inventarista de um colégio às vésperas de fechar as portas. Depois que ele cochila antes de reunir-se com as proprietárias do colégio, imagina-se em meio a orgias com alunas, professoras, diretoras, serventes, qualquer uma que passasse diante dele... No elenco, Dina Sfat, Cristina Pereira, Xuxa Lopes, Myrian Muniz, Othon Bastos, Christiane Torloni, Nair Bello, Ney Latorraca e um enorme e ótimo conjunto de atores vivificam personagens devassos, num cio coletivo perpétuo, chegando ao ápice desafiador de urinar no meio do altar de uma missa, despejar camisinhas sobre a cabeça de um santo católico e filmar uma efígie atribuída a Jesus Cristo pedindo para chupar a vagina de uma garota que se beijava com uma colega de escola no chão. Numa das cenas mais engraçadas, um grupo de raparigas entoava um hino pornográfico cujo refrão era puta que pariu, xoxota!”. Eu e minha mãe nos papocamos de rir, mas o tema do filme era sério: por detrás de toda aquela esculhambação, a diretora questionava os papeis comumente atribuídos às mulheres aqui no Brasil. Ótimo filme mesmo! Fiquei surpreso em não ter ouvido mais elogios sobre ele antes...

Digo mais: por incrível que pareça, quase todo material de consulta em que li algo sobre o filme continha um tom difamatório, criticando negativamente o tom surrealista do filme. Absurdo: definitivamente, eis um filme que deveria ser exibido nas escolas de segundo grau por todo o País (risos). Genial. Aprendi mais com este filme do que com muitas das aulas que eu tive recentemente!

Wesley PC>

Nenhum comentário: