terça-feira, 19 de julho de 2011

“LEVANTEM SUAS SAIAS, POR FAVOR!”

Tinha que dar uma cochilada nesta tarde de terça-feira. Havia passado boa parte da madrugada dançando, mas, ao chegar em casa, me deparo com “Rua 42” (1933, de Lloyd Bacon) sendo exibido na TV. “Caramba, um dos filmes preferidos do Martin Scorsese, um dos filmes essenciais para se entender o estilo ‘Bob Fosse’ de sobrevivência profissional? Putz, tenho que ver este filme!” . Apesar de estar um tanto sonolento, apreciei a contento o filme, caramba, que obra-prima!

No que tange ao enredo propriamente dito, “Rua 42” parece simples: uma trama metalingüística sobre a entrega total de um artista egocêntrico e talentoso ao seu trabalho. No plano da execução técnica, entretanto, o filme se supera: as coreografias de Busby Berkeley são impressionantes! A direção de fotografia é extraordinária! A condução actancial das multidões é sublime! A sensualidade que explode em cada fotograma é inacreditável! Tudo neste filme é brilhante e surpreendentemente subestimado: basta olhar para o fotograma acostado a esta postagem para confirmar o que digo. Genial, absolutamente genial! Estou atônito ainda!

Wesley PC>

2 comentários:

Gabriela disse...

Realmente, a fotografia parece ser genial. Me deu vontade de assistir. Aliás, estou sentindo falta de ver filmes preto e branco, ando tão relapsa a eles.
Boa dica Wesley!

Continuo no Queijo Godard, mas agora estou com um novo blog: http://tornesimples.blogspot.com/

Passa lá!
beijão

Pseudokane3 disse...

(risos)

Passo sim...

E vá mesmo atrás do filme, que é genial!

WPC>