quarta-feira, 28 de setembro de 2011

“AH, DE MULHER EU ENTENDO PACA!” (OU DE COMO A GENTE SE ENGANA...)

Tudo bem, tudo bem, eu confesso: no começo de “Quando as Mulheres Querem Provas” (1975, de Cláudio MacDowell), eu cria que poderia me divertir bastante com o filme. Acreditei que poderia suportar a canalhice do Carlo Mossy, que o tema poderia não ser homofóbico ou impositivamente machista – tanto que até transcrevi alguns diálogos para amigos via mensagens de celular (vide o momento em que o protagonista pede cinicamente um Melhoral para uma rapariga aficionada por Psicanálise!) – mas o filme logo se revelou nojoso como ele realmente era: Pedro de Lara aparecia gritando de 10 em 10 minutos; Henriqueta Brieba e Rodolfo Arena se humilhando como um casal de velhinhos infiéis e “borocoxôs”; mulheres seminuas tachando de “desperdício” qualquer suspeita de homossexualismo que aparecia na tela... Sinceramente, um filme que me empolgou tanto no que tange a um riso descompromissado e sensual revelou-se como brochante e vergonhosamente chauvinista ao final. Fiquei até envergonhado em ter recomendado este filme para tanta gente, mas, como diz o povo, “faz parte”! Enquanto capítulo ainda pouco compreendido de nosso cinema brasileiro, o filme é válido sim!

Wesley PC>

Nenhum comentário: