terça-feira, 15 de novembro de 2011

UM DETALHE OBTUSO NA CUMPLICIDADE COM O HOU HSIAO-HSIEN:

“Poeira ao Vento” (1986) é um filme menor de Hou Hsiao-Hsien, que é um dos melhores e mais sensatos diretores de Taiwan. Ainda assim, é um filme repleto de lances geniais. É um filme centrado no conflito entre zona rural e zona urbana globalizada, como é típico destes ínclitos cineastas orientais. Vi o filme há pouco, numa cópia sôfrega de tão dificultosa, e tive dificuldades para distinguir os rostos dalguns personagens nalgumas seqüências. Não sei se este problema teve mais a ver com um problema oftalmológico que tende a se instalar sobre mim ou com a cópia borrada do filme a que tive acesso, mas eu fiquei preocupado mesmo assim. Com o que eu me divertiria se ficasse cego? Pensando nisso, eu sorri mesmo assim, na cena em que o avô do protagonista acende um fogo de artifício, pensando se tratar de uma vela meio gasta, depois que falta luz elétrica no lugar em que vivem. Um filme de ‘wuxia-pian’ estava sendo exibido naquele instante. Um casal aproveitava a oportunidade para se abraçar. Mas são interrompidos. É a vida... “Parece que os tufões chegaram mais cedo este ano!

Wesley PC>

Nenhum comentário: