terça-feira, 27 de dezembro de 2011

“ESTE É UM DIÁRIO DE ÓDIO”!

Não sei o que se passava por minha mente quando me dispus a ver “Diário de um Banana” (2010, de Thor Freudenthal). Não cria que fosse um filme bom ou justo, mas até que ele não é de todo mau: o protagonista Zachary Gordon, com apenas 12 anos de idade, é uma gracinha e o intérprete de seu irmão adolescente e inconveniente, Devon Bostick, tem pelo menos uma seqüência intrigante, quando obriga o protagonista a cheirar o seu sovaco, depois de dois dias sem tomar banho. Estes colegiais norte-americanos são mesmo esquisitos, né? Mas há algo de pitoresco no filme, mesmo assim!

Ao contrário do que possa parecer, não me identifiquei com o personagem principal não. O tal do Greg Heffley é egoísta, traiçoeiro, mentiroso, metido a besta, presunçoso, esnobe, e muitos outros adjetivos que perderam a minha simpatia logo no começo. Mas tem uma cena em que ele canta “Total Eclipse of the Heart”, com uma voz aguda e quase feminina, que seduz qualquer um... Não é um bom filme de todo, mas também não é mau!

Quando eu comecei a escrever este arremedo de resenha, tinha até alguns argumentos organizados para defender a minha subsunção não-identificada ao filme, mas sinto dor de cabeça por causa dos óculos que utilizo desde ontem. Não sei se isso é normal, mas não sinto que estou enxergando melhor de óculos. Pelo contrário, aliás. Acho que vou largar esta porcaria fora, mesmo tendo me custado R$ 250,00. Isso é o que dá quando eu traio o meu pantim para-foucaultiano de rejeitar autoridade médica! Para piorar, a minha sinusite voltou a atacar e eu dormir mal, depois de uma noite de humilhações não-programadas, em razão de uma discussão com um vizinho, envolvendo delimitações de liberdade e publicidade no que tange ao ato disparatado de dançar músicas de baixo calão no meio da rua. Ele achava que estava em seu direito. Quando eu o fotografei, também achava. O resto é medo de nossas discordâncias sub-enraivecidas tornarem-se algo mais sério e, como sempre, deletério para mim. Sou um idiota, um banana que nem o tal do Greg. Acho que verei a continuação do filme, quando estrear na TV fechada (risos). Acho não: tenho certeza!

Wesley PC>

Nenhum comentário: