quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

EU, INTERAGINDO COM UM FILME DE TERROR BASEADO EM CONTO DE NIKOLAI GOGOL – PARTE I: “A MALDIÇÃO DO DEMÔNIO/ A MÁSCARA DE SATÔ (1960, de MARIO BAVA)

Assisti a este filme numa cópia dublada em inglês e sem legendas. Não tenho certeza se o filme foi ou não realizado originalmente em italiano, mas tive problema para acompanhar as sutilezas da narração e de alguns diálogos. Nada que interferisse negativamente em minha apreciação do filme, entretanto. Em minha apreciação mui pessoal do mesmo, muito menos.

Não sei se esperava muito do filme ou não: trata-se de um filme de terror mui elogiado e conceituado, o primeiro longa-metragem dirigido pelo respeitadíssimo Mario Bava. Até hoje, eu só havia assistido a um filme deste diretor, o aventuresco e agitado “Perigo: Diabolik” (1968), muitíssimo diferente em condução e estilo. “A Maldição do Demônio/ A Máscara de Satã”, entretanto, é um filme coadunado ao gênero fílmico que tornou Mario Bava famoso: vemos um inquisidor pregar a máscara do título original contra o rosto de uma moça acusada de feitiçaria e, duzentos anos depois, esta mesma moça ressuscitar, sedenta de vingança, com o tórax em decomposição e cheia de escorpiões em seu interior. A fim de voltar à vida, ela não hesita em sacrificar uma jovem que se sente solitária e à mercê do tempo... Me identifiquei de imediato, me apaixonei, quero ver mais filmes do Mario Bava!

Wesley PC>

Nenhum comentário: