sábado, 11 de fevereiro de 2012

A COISA-CRENDICE [EXPLICAÇÃO DE FIM DE NOITE (DE SÁBADO)]:

Sou um rapaz religioso. Nos tempos modernos, isto quase equivale a dizer que sou um rapaz supersticioso. Acredito da possibilidade de não existir Deus, mas, ainda assim (e muito mais forte) eu creio em Deus. Creio com vigor, com paixão e atividade. Minha herança pascaliana, entretanto, me leva a ser bastante cauteloso no que tange a esta crença: sei que é uma aposta, que Deus é invisível e que intervenções divinas não são tão oportunas quanto pensam algumas religiões. Meu Deus age, mas, quase sempre, percebemos isso postumamente. Reticências...

Por causa de minha crença firme na aposta não-oportunista, sou cuidado em muitas de minhas atividades fadadas ao fracasso: quando planejo fazer algo que pode “mudar a minha vida”, geralmente o faço escondido, a fim de não ser contaminado por algo que seria tachado senso-comunalmente de “mau-olhado”. Os passos titubeantes de minha inscrição no Mestrado em Comunicação Social deste ano foi uma exceção: pela primeira vez, publicizei os medos e pequenas confianças que me acometeram durante o próprio processo. E, afinal, passei! Assustado, resolvi me punir (leia-se: comemorar) de duas formas: 1- cancelei todas as minhas folgas empregatícias da semana passada, trabalhando mais de 10 horas por dia; e 2- decidi passar 5 dias, 1 hora e 1 minuto sem ver filme algum. Ou seja, desde as 16h37’ da última terça-feira, dia 07 de fevereiro de 2012, estou proibido por mim mesmo de assistir a qualquer filme, um ultraje para quem está acostumado a ver uma média de duas produções fílmicas por dia. Amanhã, às 17h39’, minha promessa/punição chega ao fim. Pensava que sofreria muito mais profundamente de abstinência. Reagi bem a este exagero de privação justificada de prazeres. O que só prova que faço bem em acreditar num Deus que anseia por meu próprio bem-estar, ainda que a duras penas. Deus me ama e, se não fosse heresia pensar nisso, eu quase O amo mais ainda. Aí Ele vem e demonstra que me ama muito mais... E o ciclo recomeça!

Wesley PC>

Nenhum comentário: