segunda-feira, 12 de março de 2012

E SE EU FOSSE CAPAZ DE DAR UM BOM CONSELHO?

No lugar em que trabalho, existe um rapaz que ama. Talvez seja uma informação demasiado genérica esta, mas o tal rapaz que ama também se apaixona. Por não vivermos no mais justo dos mundos, eu e ele, o rapaz talvez se dê ao luxo de se apaixonar por quem já é comprometido. E, como tal, há um bom tempo ele vem me indicando a audiência ao filme “Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada” (2007, de Peter Hedges) como sendo um filme que me ajudaria a entender o tipo de “problema” que ele enfrenta cotidianamente. Na tarde de hoje, tive folga no trabalho. Ligo a TV por acaso, enquanto me preparo para almoçar, e... Qual filme estava começando?! Era a oportunidade que eu precisava: nada nesse mundo é por acaso!

Sem querer expor aqui dilemas particulares do rapaz, confesso que a trama do filme é facilmente propensa à identificação por quase qualquer pessoa: Steve Carell interpreta o pai viúvo de três filhas que, de repente, se vê apaixonado pela encantadora namorada de seu irmão (Juliette Binoche). Não é difícil imaginar que o filme forjará um final feliz espúrio em que ele e ela ficarão juntos, às expensas de uma súbita mudança de personalidade do irmão mais novo (o belo e carismático Dane Cook), que se mostra um incorrigível mulherengo e conformará as mágoas de seu abandono oportunista no colo ousado da tragicômica personagem de Emily Blunt. O suficiente para me deixar extremamente irritado com a malevolência moral do filme.

Encerrada a sessão, apressei-me em dizer ao rapaz que mo indicou que desgostei do mesmo, que não compactuo com o egoísmo irrefletido daquele tipo de paixão, ao final, hipócrita e imediatista em sua consumação autojustificada. O título original do filme (“Dan in Real Life”) talvez seja mais sincero em relação ao que estava sendo vendido pelo filme (a correção moral de um pai destinado à reabilitação valorativa do lema “a família em primeiro lugar”), mas, se serve de consolo – tanto a mim quanto ao rapaz em pauta e para qualquer pessoa que leia este desabafo – gostei deveras do derradeiro conselho do protagonista: “planeje ser pego de surpresa”. É exatamente o que estou fazendo agora!

Wesley PC>

2 comentários:

Jadson Teles disse...

e que foto genérica essa, mas cumpre perfeitamente os intentos. rsrsr

J.

Pseudokane3 disse...

Foto genérica?! Fazia tempo que eu não era tão incisivo na escolha de uma foto. Absolutamente incisiva! (WPC>)