quarta-feira, 7 de março de 2012

UM FILME SOBRE LIVROS, UM LIVRO E REINALDO AO TELEFONE:

Há alguns dias, Jéssica Monalisa, a estagiária novata e linda do meu setor de trabalho, emprestou-me um livro chamado “Um Dia”. Publicado em 2009 pelo autor David Nicholls, esta trama romântica difere-se dos exemplares xaroposos estadunidenses por causa de sua sobriedade histórica durante o entrelaçamento afetivo entre os dois protagonistas. Estava com o livro em minhas mãos há mais de uma semana e somente hoje à noite eu resolvi arriscar a leitura da primeira página. Para minha surpresa, só consegui parar quando estava na página 110. O livro é muito bom, incrivelmente bom, realmente emocionante e, insisto, surpreendentemente inteligente.

Os dois personagens principais do livro chamam-se Dexter e Emma. Ele é formado em Antropologia, tem dinheiro, trabalha na televisão e, por ser muito bonito, costuma fazer sexo casual com muitas mulheres (e, quem diria, quase um homem). Ela é intelectual, apaixonado por Literatura e Poesia, mas trabalha como garçonete num falso restaurante mexicano no Reino Unido. Ambos são apaixonados um pelo outro, não é necessário acrescentar, mas são também amigos e, como tal, evitam confundir os títulos. Li apenas um quarto da trama, mas o que li até então me emocionou e me encantou. No plano da identificação pessoal, inclusive. Recomendo-o de paixão e com paixão!

Por falar em paixão, enquanto eu devorava a primeira parte do livro (“1988-1992: Vinte e Poucos Anos”), conversava com uma longeva paixão platônica através de mensagens de celular. O ponto de partida foi a indicação do premiado curta-metragem “The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore” (2011, de William Joyce & Brandon Oldenburg), sobre um homem solitário cuja vida ganha cores depois que penetra na biblioteca do título. Um ponto de partida simples, mas direto, do tipo que, com certeza, emocionará o meu interlocutor, ele próprio amante da Literatura. Ele garantiu que procuraria o filme no YouTube assim que tivesse uma oportunidade. E eu fico no aguardo, enquanto anseio por continuar a leitura do livro do David Nicholls, muito bom, surpreendente...

Wesley PC>

2 comentários:

Jadson Teles disse...

Nossa fiquei salivando pelo livro! na verdade depois de FIRMIN ainda não peguei num livro que me cativasse... bem quero ver esse filme também...

J.

Pseudokane3 disse...

O livro é surpreendente, Jadson.
'Pop', daqueles que as "mulherzinhas" adoram, mas inteligente, dramático, te recomendo de paixão!

WPC>