segunda-feira, 9 de abril de 2012

‘AND LAST, BUT NOT THE LEAST’...

E, não sei bem por qual motivo, pensei em inglês e esta imagem surgiu diante de mim. Trata-se de um dos vários fotogramas impressionantes do excelente filme “The Act of Seeing With One’s Own Eyes” (1971), obra-prima do genial e irregular cineasta Stan Brakhage. Neste filme, o que impressiona menos é a dilaceração atroz de cadáveres em si, mas a destruição gradual da personalidade dos legistas através da tediosa dissecação, dia após dia, daquilo que o humano mais tem de essencialmente humano: a finitude de seu corpo físico. E, à medida que o filme avança, nossa inteligência e nossa sensibilidade clamam por um apaziguamento, que se dá numa instância extra-fílmica, na comunhão com os nossos semelhantes, inclusive no patamar sexual. Vale lembrar que não há qualquer som no filme, ao contrário do quem costuma ocorrer numa relação sexual. Talvez este seja um ponto de partida comparativo digno de menção. Por dentro, estou gemendo neste exato momento. E pensando em inglês, ainda. Deixa eu ir para casa que eu ganho mais, acho. Tomara...

Wesley PC>

Nenhum comentário: