terça-feira, 24 de abril de 2012

JAN SVANKMAJER NÃO ME DEIXA SEM ASSUNTO!

Na tarde de hoje, sentei com um prato de comida no colo para assistir a “Jogos Viris” (1988), curta-metragem do tcheco Jan Svankmajer sobre futebol. Ao contrário do viés apologético ou torcedor, comumente associado a este esporte – em especial, aqui no Brasil – o filme mostra esta prática esportiva como sendo algo bastante violento, a ponto de, num dado momento, caixões estarem driblando no meio de campo. E, ao se servir de uma montagem inteligente e de uma trilha sonora sarcástica, o diretor faz-nos rir ao mesmo tempo em que nos conscientiza e nos entretém. Jan Svankmajer não me deixa sem assunto!

Poderia falar sobre o quão contente fiquei ao esfregar sêmen alheio em meu rosto depois de me torturar por 90 minutos diante de uma TV ligada num péssimo programa humorístico em que os cortes de cabelo de dançarinas seminuas eram mais importantes que a inteligência do espectador, mas deixarei este assunto para outra oportunidade, visto que, enquanto esta comemoração felacional era posta em prática, alguém me xingava ao telefone. A pessoa se desculpou no dia posterior, mas a sua argumentação acusatória permanecia tomada pela paranóia dolosa. Viver é também fazer escolhas: Jan Svankmajer sabe bem disso – e faz muita questão marxiana de demonstrar em suas pequenas obras-primas!

Wesley PC>

Nenhum comentário: