sexta-feira, 20 de abril de 2012

O LIXO ENQUANTO EXCEDENTE PRODUTIVO:

Na manhã de ontem, submeti-me a uma mini-maratona com os primeiros curtas-metragens do gênio tcheco Jan Svankmajer. Enquanto repetia (e provava) para mim mesmo que este diretor tinha a noção marxiana de materialismo histórico como basilar em sua obra, me percebi encantado com a tese demonstrada pelo filme “Um Jogo com Pedras” (1965), em que a situação recorrente de um despertador que “paria” pedras em horários determinados e as depositava numa panela podia ser sujeita às mais diversas interpretações, inclusive de caráter libidinal. Depois que as pedras paridas se prestavam a simulações arcimboldianas que antecipavam o primeiro terço do posterior – e ainda mais genial – filme “Dimensões do Diálogo” (1982), as pedras utilizadas amontoavam-se sobre o relógio e a panela estragada, numa visão semelhante a acúmulo de lixo que me trouxe à mente diversas indagações obre excedente produtivo e desperdício material.

 Pensava em escrever sobre isso ontem, mas, de lá para cá, dois sonhos (ou pesadelos potenciais) interrompidos desviaram o meu foco hermenêutico: no primeiro dos sonhos, contemplava e fotografava alguém que se banhava, quando um zelador avisava-nos que o colégio onde estávamos estava sendo esvaziado por soldados nazistas. Despertei às 4h15’, num misto de tensão e excitação sexual. Dormi novamente e, dessa vez, sonhei que a minha sobrinha preferida paria um embrião humano, pressionada quando vizinhos e amigos obrigavam-na a subir numa canoa, visto que o lugar onde nos encontrávamos estava sendo alagado por uma enchente. Detalhe: na vida real, ambas as irmãs mais novas desta minha sobrinha estão grávidas, uma daquelas com apenas 14 anos de idade. Conclusão: estou um tanto assustado.

Contei a minha mãe apenas o segundo sonho/pesadelo e ela me disse, nervosa, que sonhara que nosso cão de estimação Bogdanovich de Castro havia sido estuprado, o que, para ela, indica que alguma de nossas cadelas entrará no cio e que ele as molestará com intenções procriadoras. Sonhos têm dessas coisas...  

Wesley PC>

Um comentário:

Jadson Teles disse...

Eu não gosto de sonhar, boicoto mesmo, me assusta e eu sofro de um medo cronico de pesadelos ou mesmo sonhos.... e verei em breve as perólas de cunho marxiano!

xerinho

J.