terça-feira, 29 de maio de 2012

DESAFIO SEMANAL DOS 11 FILMES - #02: “IT” (1927, de Clarence G. Bladger)

Havia visto esse filme faz tempo, mas, lendo o mesmo livro do Philip Kent anteriormente mencionado, me deparei com um elogio cálido à obra, tão cálido que não resisti: tinha que ver a Clara Bow em ação novamente. Afinal de contas, ela tem muito “it”.

 No filme, “it” é um elemento sedutor infalível que propulsiona os seus portadores para o sexo oposto, sem que estes sejam agrilhoados pela vaidade. A protagonista é visivelmente permeada por “it” e, mesmo sendo uma simples atendente de loja de departamentos, consegue encantar o seu patrão, que fica completamente apaixonado, mas hesita em casar com ela quando um mal-entendido o faz pensar que a moça é mãe solteira. Ao final, tudo dará certo, mas o final feliz é bastante convincente e socialmente crível. Gostei do filme. Sorri em diversas cenas, principalmente no momento mostrado em foto, quando o melhor amigo janota do protagonista (William Austin) olha-se no espelho e, depois de ler o folhetim de Elinor Glyn que inspirou o roteiro, alega que possui o tal “it” (risos). Numa cena posterior, a própria autora aparece num restaurante e reexplica o que é o tal “it” para os personagens. Muito bom recurso semi-metalingüístico (risos).

Foi particularmente reconfortante rever este filme, apanágio do 'star system' no cinema mudo hollywoodiano, auge e, ao mesmo tempo, declínio desta era, visto que, no mesmo ano em que “It” foi produzido, o som chegou a Hollywood. Mas isso é outra história...

Wesley PC>

Nenhum comentário: