quarta-feira, 30 de maio de 2012

DESAFIO SEMANAL DOS 11 FILMES - #07: “CALAFRIO” (1971, de Daniel Mann)

No último final de semana, assisti a uma regravação deste filme (vide comentário aqui). Sempre quis assistir ao filme original, mas, enquanto não o encontrava, pensei que fosse me consolar com a versão mais recente do mesmo. Triste engano: o filme dirigido por Glen Morgan é péssimo, destrói lancinantemente toda a poesia delinqüente que eu atribuía ao personagem principal. Na noite de hoje, comprovei que meu idealismo acerca do protagonista era legítimo: sua construção dramática é muito, muito boa!

Apesar de eu não ter gostado do último quartel do filme, em que o ritmo cadenciado das outras três partes é substituída por ações inconseqüentes ou precipitadas (mas, ainda assim, verossímeis), a atuação de Bruce Davison é cativante. Juro que me percebi nele, adolescente, em mais de um momento. Porém, como bem disse o pesquisador Jean Tulard, os astros do filme são mesmo os ratos. E estes estão absolutamente brilhantes. O Olhar atemorizante e ameaçador do enorme Ben na cena final é fortíssimo. Definitivamente, os ratos deste filme atuam! E, mesmo sem ter gostado tanto quanto eu pensava que fosse gostar, fiquei encantado com o que vi. Se tivesse assistido a “Calafrio” aos 15 anos de idade, talvez os meus comportamentos fossem muito mais misantrópicos hoje em dia. Como diz o senso comum, que bom que tudo tem a sua hora certa de se manifestar! (risos)

Wesley PC>

Nenhum comentário: