segunda-feira, 7 de maio de 2012

(NÃO) SE DEVE JULGAR UM FILME PELA CAPA!


Na tarde de hoje, me surpreendi (negativamente) com diversos amigos de Facebook postando uma antiga fotografia do adolescente Joseph Alois Ratzinger – futuramente conhecido como o iracundo papa Bento XVI – vestindo um uniforme escolar nazista. Sobre a foto, um texto que associava a sua malevolência ideológica do passado à atual. Fiquei tão indignado com esta burrice associativa e ahistoricizada que me deixei contaminar por uma necessidade de réplica e fiz uso de uma imagem já comentada aqui nesse ‘blog’. Algumas pessoas comentaram a minha réplica, aderindo ao meu protesto consciencioso em defesa do erro. Errar no passado é importante, errar no futuro é que é assustador! E, em ambos os casos, o nome de Santo Agostinho é importante numa revisão conceitual...

 Mas não discursarei sobre isso agora: estou apressado. Quero chegar logo em casa e assistir ao filme “Ninguém Sabe Sobre os Gatos Persas” (2009, de Bahman Ghobadi), cuja sinopse diz mais ou menos o seguinte: “Recém-saídos da prisão, dois jovens músicos, um homem e uma mulher, decidem formar uma banda. Juntos, eles andam pelo submundo de Teerã à procura de outros instrumentistas. Proibidos pelas autoridades de tocarem no Irã, eles planejam fugir de sua existência clandestina e sonham em tocar na Europa. Porém, sem dinheiro e sem passaportes, nada será tão fácil”. Tenho mais é que ver isso mesmo, antes de sair julgando ou pré-julgando, antes de ser descoberto pelo Papa... Afinal de contas, ao contrário do que é cantado aqui, este papa NÃO é ‘pop’!

 Wesley PC>

Nenhum comentário: