sábado, 7 de julho de 2012

“ERA TUDO MUITO ENGRAÇADO... ATÉ QUE NÃO É MAIS!”

Já dediquei muitas postagens deste ‘blog’ ao seriado televisivo “Glee”. Apesar de seus defeitos ideológicos serem assaz evidentes, apreciei bastante a primeira temporada e gosto muito de pelo menos três episódios da segunda. Em relação à terceira, o encanto finalmente se perdeu. Achei tão ruins os sete episódios iniciais que abandonei o seriado, sem escrúpulos. Enquanto resolvia alguns problemas existenciais na tarde de hoje, descobri que o décimo quarto episódio da terceira temporada (e qüinquagésimo oitavo no cômputo geral) seria exibido no canal Fox. Abandonei os meus pré-conceitos por alguns instantes e resolvi me entregar a “On My Way”...

Como sói acontecer em produtos culturais industrialmente reiterados e baseados na continuidade epidérmica da identificação com o público, não foi difícil acompanhar a trama do episódio, apesar de não assistir ao seriado há meses: o tom de auto-ajuda está muito mais acentuado, principalmente em seu viés homossexual (no começo do episódio, inclusive, um ‘gay’ recém-assumido tenta se matar!); os números musicais estão cada vez mais coadunados a sucessos ‘pop’ recentes (o que impediu que eu identificasse de imediato algumas das canções executadas); e os conflitos entre os membros do coral continuam similares ao que vinham acontecendo desde a primeira temporada. Mas um personagem vilanesco em particular me chamou muito a atenção, Sebastian Smythe, pederasta espalhafatoso e muito bonito vivido por Grant Gustin. Não acompanhei devidamente a sua ascensão popular e negativada pela bazófia, mas achei a sua caricaturização pérfida muito condizente com a malevolência associada a alguns afetados. Em outras palavras: malgrado sua construção personalística ser pífia, eu me percebi seduzido por seus olhares de diva secundária. É um rapaz perigosamente bonito esse talzinho – do jeito que eu temo gostar na vida real (risos)!

 À medida que o episódio evoluía e suas situações-chave eram acumuladas (a treinadora outrora inimiga do principal coral do filme confessa-se grávida e hormonalmente emocionada durante as apresentações do grupo; o Novas Direções ganha o concurso regional; uma líder de torcida que rivalizava com o par principal do seriado sofre um grave acidente automobilístico; etc.), eu perdia novamente o interesse não plenamente recuperado. Mas fiquei tentado a dar uma espiadela em mais alguns episódios desta terceira temporada daqui por diante. Sem afecção, só por curiosidade. Sei, sei... Alguém me proteja!

 Wesley PC> 

Nenhum comentário: