quarta-feira, 15 de agosto de 2012

UM TANTINHO ALÉM DOS NEO-MODISMOS:

Conforme já tive oportunidade de demonstrar aqui neste ‘blog’, sou entusiasta em relação a esse tal de Tecnobrega. Por causa de minha imersão (forçada) num grupo de estudos sobre Economia Política da Comunicação, as facetas mui peculiares da indústria cultural paraense chamam a minha atenção para além das necessidades investigativas: eu eventualmente gosto do que ouço!

 Se, em relação ao disco do Felipe Cordeiro – que baixei por acaso – não me empolguei tanto quanto em relação à Gaby Amarantos, admito que ele é muito mais consciente do que está fazendo e que é instrumentalmente mais rebuscado, além do título chanchadesco do álbum demonstrar que ele está consciente dos riscos taxonômicos do tipo de música que empreende. Na verdade, ouvi este disco apenas duas vezes, e o mesmo ainda não me “fisgou” adequadamente (tanto que pensei até em deletá-lo, numa solicitação de emergência por espaço bítico em meu computador), mas, na noite de ontem, percebi que “Kitsch Pop Cult” (2012) tem muito mais a oferecer do que alguns viciados nos pós-modismos deste subgênero.

Uma demonstração positiva da fecundidade sonora deste álbum está em suas faixas instrumentais, positivamente equilibradas entre as emulações típicas do carimbó e o apelo roqueiro. Porém, as duas faixas mais simpáticas do disco são mesmo “Legal e Ilegal”, logo na abertura, a auto-elucidativa “Fanzine Kitsch” (faixa 03), a intelugenteb “Café Pequeno” (faixa 04),e a contagiante “Dias Quentes” (faixa 06), cujos versos apregoam:

“A moda decadente destes dias cada vez mais quentes 
 Toda essa gente sorrindo entre dentes 
Acho que vejo Deus, acho que vi um indigente 
 Um índio, um cyberpunk, um dândi indecente 
É foda esses dias cada vez mais quentes”

 Talvez seja um julgamento precipitado – e, com certeza, uma resenha chinfrim que carece de complementação posterior – mas valeu a pena ter descoberto este disco. Oficialmente, eis a minha fonte original (basta clicar no ‘link’): o ‘blog’ Miojo Indie é excelente!

 Wesley PC> 

Nenhum comentário: