domingo, 9 de setembro de 2012

RESUMO DE UMA VIDA NUMA SEMANA: COMO EU PODERIA ME DISPOR A ISSO?

Antes de eu viajar para a cidade de Fortaleza, no último domingo, eu e um casal de amigos vimos juntos “Carta de uma Desconhecida” (1948, de Max Ophüls). Não apenas é um dos meus filmes hollywoodianos clássicos favoritos, como, em mais de um aspecto, periga ser um prenúncio de minha vida romântica. Lacrimejamos durante a sessão, despedimo-nos e, na segunda-feira, estávamos em Fortaleza, eu e o meu amigo em pauta. Descemos do avião, pagamos R$ 27,00 num táxi aceleradíssimo, instalamo-nos na Pousada Pôr-do-Sol, conhecemos a universidade onde estava sediado o evento de que participaríamos, entramos em contato com amigos locais, passeamos, dormimos, acordamos, vivemos, amamos o lugar, voltamos para casa na madrugada do sábado seguinte. Entre todos e estes eventos e datas, entretanto, muitos sentimentos (alguns deveras conturbados) manifestaram-se. E, apesar de não poder anunciá-los ainda, cabe aqui uma generalização: sofrer é bom! É algo que, sem dúvida, ajuda-nos a compreender o próximo e a nos tornarmos homens melhores!

 Se a imagem acima se refere ao pôster original da obra-prima cinematográfica mencionada, a fotografia abaixo é um registro da paisagem do bairro de Aerolândia, que pôde ser captado da janela da pousada em que eu estava alojado, numa madrugada de insônia e dor de garganta. Meu companheiro de quarto só conseguia dormir com o ar-condicionado ligado. Minha sinusite impedia de deixá-lo dormir nestas condições. Afinal, saí do quarto, fui ler num saguão. Dentro de algumas horas, o sol nasceria, eu conseguiria cochilar e teria uma longa e agradabilíssima conversa com meu companheiro de quarto. Não sei como sintetizar as idéias-chave desta conversa, mas o encontro com alguns amigos locais foi majestoso: eles foram os mais dignos cicerones que nós poderíamos ter. Falarei sobre eles em mais de uma oportunidade (careço de algumas fotografias de que ainda não disponho), mas, por ora, resumo o meu estado de espírito numa sentença: apesar de ter voltado para casa, deixei muito de mim em Fortaleza. Pois carinho é algo que tem a capacidade de ficar num lugar ao mesmo tempo em que se desloca para outro. Everton e Allexandre, muito obrigado por tudo!

 Wesley PC>

Nenhum comentário: