terça-feira, 8 de janeiro de 2013

DAQUILO QUE CHAMAM FELICIDADE OU PRECIPÍCIO:

Até hoje, creio ter visto apenas três ou quatro dentre os vários filmes dirigidos pela dupla de diretores britânicos Michael Powell & Emeric Pressburger. Oficialmente, eu e meu melhor amigo Jadson Teles temos um projeto pendente de efetivar uma maratona com seus filmes, visto que temos quase dezena deles em DVD, mas sempre protelamos este intento, por causa de problemas variegados. Na cerimônia litúrgica de meu aniversário, na noite de ontem, uma intuição epifânica insistia para que eu exibisse "Narciso Negro" (1947) entre meus amigos mais queridos e o visse entre eles. Deus esteve presente nesta sessão!

No filme, freiras conduzidas para um convento improvisado no Himalaia, ao qual chamam precisamente de Santa Fé, mesmo nome do condomínio residencial onde Jadson vive, são atravessadas pela paixão, pelos desejos, pelas diferenças de apreensão entre aquilo que elas sabem, sentem e escondem e aquilo que os nativos, sabem, sentem e revelam. Não conseguirei estender-me bastante em meu elogio supra-sinóptico deste filme, mas ele ficará perpetuamente associado às pessoas que mais amo no mundo e ao meu próprio amadurecimento: felicidade (ou precipício) é isto!

Wesley PC>

Nenhum comentário: