quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

EM HOMENAGEM AO “AMOR INTELIGENTE”: IDENTIFICAÇÃO CONSECUTIVA


“Leite” (2008) é o segundo filme da trilogia retrospectiva do poeta Yusuf, realizada pelo diretor turco Semih Kaplanoglu. O terceiro filme [“Um Doce Olhar” (2010), que, em verdade, narra o começo da estória e, em seu título original, quer dizer apenas "Mel"] já foi comentado aqui, mas é interessante assistir aos filmes na ordem inversa da realização, porém obedecendo à progressão do envelhecimento de seu protagonista. Mais do que ansioso para ver “Ovo” (2007), portanto!  

Assim que soube que “Leite” seria exibido na TV, apressei-me em indicá-lo a alguns amigos sensíveis e estéticos. Nenhum deles teve tempo de conferir o filme, de modo que externo aqui a minha perplexidade diante da multiplicidade de pistas formais do filme: no início – depois de um maravilhoso prólogo, em que uma mulher expele uma cobra pela boca! – parece que o diretor e roteirista do filme quer contar a história do poeta, fazer com que os espectadores filiem-se a ele, compartilhem com ele as suas frustrações e ambições poéticas. Mas, aos poucos, os diálogos vão ficando cada vez mais escassos...

Depois que situamos Yusuf como um rapaz obcecado por leitura, que ajuda a mãe a contragosto na venda de leite e feitura de queijos, acompanhamos os exames médicos para a sua admissão no exército, suas paixões não realizadas por raparigas bonitas que cruzam o seu caminho, uma queda de motocicleta e, de repente, vemo-lo com um peixe enorme nas mãos. Sua mãe apaixona-se pelo carteiro da vila, ele se entristece e, numa bela imagem conclusiva, a lâmpada de seu capacete de mineiro ofusca a tela com a sua luz branca. Parecia que eu estava a desgostar do hermetismo poético do filme, mas o seu plano final me encheu de tamanho encanto que não deu outra: gostei muito do filme! Se brincar, na sexta-feira, quando ele será reexibido em versão dublado, vejo-o novamente... Preciso compartilhar o que senti com outrem!

Wesley PC> 

Nenhum comentário: