sábado, 30 de março de 2013

HOJE EM DIA, MAIS QUE NUNCA, TUDO É ESPETÁCULO! (IN)FELIZMENTE?

Na noite de ontem, Sexta-feira da Paixão, resolvi aceitar o convite de um vizinho para assistir à encenação amadora da morte de Jesus Cristo na paróquia católica do conjunto residencial em que habito e, ao encontrar um licenciado em Filosofia na platéia, surpreendemo-nos ao constar que a suposta pomba desenhada num pórtico assemelhava-se à águia que simbolizada o III Reich nazista. Talvez o que pensávamos se tratar de uma pomba era, na verdade, um símbolo do poderio romano, nunca saberemos, mas que o espetáculo foi muito mais involuntariamente engraçado do que dramático, ah, isso foi!

Encenado com os sons dialogísticos previamente gravados e protagonizados por um Jesus inexpressivo, um Diabo absurdamente pançudo, um Barrabás exageradamente infantil e uma esposa de Pôncio Pilatos belíssima, o tal espetáculo "modernizou" diversas passagens bíblicas a fim de enquadrá-las no rito católico, a ponto de, no ponto culminante da peça, o Cristo falecido ser reduzido a um cadáver num arremedo de caixão, carregado pelas ruas do conjunto numa procissão. Se, por um lado, eu fiquei escandalizado com tudo aquilo, por outro, eu não pude deixar de elogiar mentalmente os esforços no enfrentamento do combate institucional com outras práticas religiosas - que, afinal, deveriam reunir-se, levar a sério o termo ecumenismo, e não digladiarem pela atenção de seus fiéis como se fossem times de futebol belicosos!

Seja como for, foi uma noite inusitada, num feriado dito religioso que costuma me incomodar pela hipocrisia. Hoje, Sábado de Aleluia, é o dia em que, em minha infância,os vizinhos costumavam queimar bonecos de Judas Iscariotes, ignorando que o mesmo se arrependera e se enforcara em seguida. Mas nada como expiar os próprios pecados através da violência simbólica (e/ou ígnea)... Como se percebe, talvez as similaridades entre esta cerimônia e a pompa nazista não sejam gratuitas e/ou acidentais, afinal de contas!

Wesley PC>

Nenhum comentário: