sexta-feira, 12 de abril de 2013

AS PESSOAS QUE ESPERAM POR DEUS...


Apesar de eu não ter gostado tanto de "Seis Dias de Ouricuri" (1976) quanto os admiradores do cineasta Eduardo Coutinho que tiveram a oportunidade inigualável de assistir a este telefilme quando ele foi originalmente exibido na TV Globo, sou obrigado a me confessar encantado com o quartel final do documentário, em que duas importantes manifestações congregatórias são valorizadas: a religião enquanto algo que une as pessoas no clamor por um objetivo comunal; e os bailes dançantes, aqui surpreendentemente preenchidos pelo 'rock'n'roll' sertanejo. Ao final do filme, quando a lua cheia é focalizada no céu, a chuva ainda é esperada e o nome de Deus é invocado pelo narrador, eu exultei: sabia que estava diante de uma grande obra humanitarista. Era o que bastava!

(Não, não estou falando tudo o que eu queria falar: por enquanto, é melhor pegar leve!)

Wesley PC>

Nenhum comentário: