sábado, 13 de julho de 2013

DE COMO A LUA BRILHOU SONORAMENTE NO CÉU DE UMA MANHÃ DE SÁBADO CHUVOSO:

Pretendia dormir cedo na sexta-feira, pois estava sonolento, cansado ou satisfeito com o ótimo dia que compartilhei com amigos, quando recebi um telefonema que durou mais de uma hora: o meu interlocutor precisava contar que dissera à sua mãe em tratamento para a depressão que conhecera uma pessoa exótica nos últimos meses e que queria apresentá-la a ela. Fiquei contente com a notícia, defequei enquanto falava ao telefone (maravilhas da tecnologia dialógica sem fio!) e não lembro o que sonhei em seguida. Quando abri os olhos na manhã seguinte, perguntei a minha mãe que horas eram, ao mesmo tempo em que, coincidentemente, ela dizia: “Wesley, já são nove horas, hora de levantar!”. Sorrimos ao perceber que pergunta e resposta foram pronunciadas em uníssono.

 De pé, pedi que ela esquentasse o sanduíche de queijo que eu não comera à noite, e liguei a TV em busca de algo para assistir. Deparei-me com “David Bowie – Ziggy Stardust and The Spiders From Mars” (1973, de D. A. Pennebaker) num canal fechado de TV, como parte da programação comemorativa do suposto 'Dia do Rock'. Fiquei contente: fazia tempo que eu queria ver este filme! E foi muito bom tê-lo visto...

 Apesar de a obra já ter começado já algum tempo, pude conferir o artista, aqui no apogeu de sua fase andrógino-interplanetária, emocionando a platéia enquanto cantava “Space Oddity”. Lágrimas rolavam da platéia, o que se seguiu quando ele encetou “My Death” (composta por Jacques Brel). Nos bastidores, o cantor comentava que se sentia indisposto. Volta ao palco, dispara “Suffagette City”, homenageia o amigo Lou Red através de “White Light/ White Heat” e termina o espetáculo com “Rock’n’Roll Suicide”. De repente, ao contemplar a cabeleira alaranjada do artista, lembrei de minha amiga loira Ninalcira, que hoje vive em outro Estado. Na TV, os créditos finais do filme eram apresentados, ao som de “Pompa e Circunstância”, de Edward Elgar. E eu sentia a Lua no céu, entre eu e a minha amiga querida. Viva a boa música que une, mesmo à distância, pessoas que se amam! 

 Wesley PC>

Nenhum comentário: