quinta-feira, 25 de julho de 2013

“UM HOMEM NÃO É MACHO DE VERDADE ENQUANTO NÃO CONHECE O CINEMA DO CHICO CAVALCANTI!”

Assim exclamou o personagem do Canal Brasil Tonhão Borracha, que apresenta alguns filmes produzidos pela Boca do Lixo paulistana nas madrugadas de quarta para quinta-feira. Por motivos óbvios, relacionados à tese do pesquisador Nuno César Abreu acerca da eqüidade entre as classes populares dos realizadores destes filmes e seus espectadores, o borracheiro é fã incondicional do cineasta Francisco Cavalcanti, ao mesmo tempo, um dos mais interessantes e  medíocres do Brasil, a ponto de sempre lhe conceder um bonequinho de pé (no sentido erétil do termo – risos). Filme em pauta: “O Cafetão” (1983).

Protagonizado pelo próprio cineasta e Zilda Mayo, este filme difere da estrutura narrativa desgastadamente tradicional de seus filmes moralistas por causa da demora em aparecer seu personagem: o filme aborda uma violenta briga de gangues de financiadores de prostituição, centrada nos vilanazes Juarez e Gaspar. Logo no começo, um personagem é baleado até ficar em coma e ser aprisionado pela Polícia, que aguarda que o mesmo retome a consciência para entrar em ação. Enquanto isso, os dois arqui-inimigos digladiam-se, sendo que um deles ajunta uma enorme quantia em dinheiro para pagar um grupo de capangas para assassinar o seu rival. Porém, uma alcaguete que trabalhava como empregada doméstica revela os planos à cambada oposta, cujo representante é alvejado por noventa e seis tiros numa cabine telefônica! Antes de morrer, ele havia deixado duas malas contendo uma metralhadora e uma vasta quantia em dinheiro nas mãos de um engraxate solícito, que aceitou cuidar das mesmas, sem saber o que havia dentro, enquanto o mesmo disse que ia ao banheiro. Aí o filme abre uma interessantíssima brecha narrativa...

Morando num barraco em companhia de sua esposa lúbrica (que pode até sentir fome ou fadiga, mas nunca falta de vontade de fazer sexo!), o personagem vivificado pelo diretor, de nome Pedro, não tem sequer o que comer, mas defende a honestidade a todo custo. Deixa cair o único ovo disponível em sua casa, mas não perde a chance de foder com a mulher e com uma vizinha, quando a primeira sai para o trabalho. Até que, depois de tentar em vão vender as malas para um penhorista, arromba as mesmas, encontra o dinheiro, vive como milionário esbanjador ao lado de sua mulher por um tempo e, ao final, estará associando a vida a uma merda novamente, depois de ser perseguido pelos bandidos e torturado quando o troncudo Satã (vivido pelo homônimo ator habitual do cineasta) ameaça estuprar a sua esposa. Dentro da lógica moral da narrativa, portanto, o desfecho é feliz... Violentíssimo, mas paradoxalmente pornográfico e moralizador, como o diretor nos acostumou a esperar de suas obras!

Apesar de reeditar alguns dos clichês “autorais” de sua cinematografia bastante prolífica e estilisticamente reconhecível, a demora para que apareça o mocinho humilde que o diretor comumente encarna, a utilização de serestas na banda sonora (uma delas, diegética, quando um homossexual afetado pede para que um violeiro vicinal toque um chorinho) e a ausência de um filho por parte do protagonista, que aqui é desavergonhadamente adúltero, são elementos que diferem dos filmes de Francisco Cavalcanti anteriormente comentados neste 'blog'. “O Cafetão” não é um filme que possa ser chamado de bom, mas está longe de merecer a pecha de indigno de atenção. Alguns momentos são mais que pitorescos, merecedores de nossas excitação espectatorial em mais de um quesito. Francisco Cavalcanti é realmente um bem-intencionado (e sacana) [re]formador de machos, não posso discordar do borracheiro!


Wesley PC> 

Nenhum comentário: